domingo, 7 de setembro de 2008

As pesquisas interessantes da semana (#4)

quem é o pai da musica clássica: Penso que já respondemos em tempos a esta questão. Na verdade não se pode falar de "um pai" embora se definirmos melhor o que se entende por pai talvez se possa dar uma resposta. Para já supondo que nos estamos aqui a referir à música clássica como um todo e não ao período clássico apenas e se quisermos identificar o músico mais relevante que esteve na charneira entre a música Renascentista e o período Barroco então teríamos de identificar como "pai" Claudio Monteverdi. Se por outro lado este leitor se estiver a referir apenas ao período clássico então esse título cabe pela mesma razão a Haydn.

purcell recebeu algum tipo de orientação musical na infância: Sim Purcell começou muito cedo a sua educação musical. O pai tendo falecido quando tinha apenas 6 anos foi colocado à guarda do seu tio que conseguiu encontrar um lugar no coro da Capela do Rei. Estudou também nessa altura composição. Quando compôs a sua primeira obra conhecida Purcell tinha apenas 11 anos.

sonda espacial bach: Suponho que o nosso leitor se está a referir à sonda espacial Voyager 1 e Voyager 2 lançadas em 1977 e que depois de explorarem os confins do nosso sistema solar irão saír dele (neste momento já saíram). Nessas sondas está incluído um disco dourado com músicas representantes das várias culturas da terra para o caso destas sondas virem a ser encontradas por outras formas de vida inteligentes. A comissão que decidiu quais as músicas a serem incluídas for presidida por Carl Sagan. Além da musica o disco inclui sons da terra uma mensagem de paz nas várias línguas da terra, várias imagens e simbologia matemática. No que nos diz respeito, a música clássica os trechos escolhidos foram:
  • Bach, Brandenburg Concerto No. 2 in F. First Movement, Munich Bach Orchestra, Karl Richter, conductor. 4:40
  • Bach, "Gavotte en rondeaux" from the Partita No. 3 in E major for Violin, performed by Arthur Grumiaux. 2:55
  • Mozart, The Magic Flute, Queen of the Night aria, no. 14. Edda Moser, soprano. Bavarian State Opera, Munich, Wolfgang Sawallisch, conductor. 2:55
  • Stravinsky, Rite of Spring, Sacrificial Dance, Columbia Symphony Orchestra, Igor Stravinsky, conductor. 4:35
  • Bach, The Well-Tempered Clavier, Book 2, Prelude and Fugue in C, No.1. Glenn Gould, piano. 4:48
  • Beethoven, Fifth Symphony, First Movement, the Philharmonia Orchestra, Otto Klemperer, conductor. 7:20
  • Beethoven, String Quartet No. 13 in B flat, Opus 130, Cavatina, performed by Budapest String Quartet. 6:37
Existe um livro e um CD chamados "Murmúrios da Terra" que são uma réplica exacta do disco da Voyager mas pelo que sei estão esgotados (podem tentar no Ebay eventualmente). Vou ver se existe forma de obter este conteúdo online. Confesso que tenho uma grande admiração por esta atitude da espécie humana. É tão profundamente romântica ! As probabilidades destas sondas virem a ser encontradas é inferior ao totoloto, no entanto foi colocado um grande esforço na escolha.

rudolf nureyev - músicas que gostam de ouvir: Bem suponho que a pergunta seria: Que músicas Rudolf Nureyev gostava de dançar . Bem confesso que não faço a mínima ideia mas recomendo a visita ao site oficial da fundação Nureyev aqui. Se prefirem podem também ver no YouTube alguns dos meus bailados preferidos ... Romeo e Julieta (Prokofiev) aqui ou o Lago dos Cisnes (Tchaikovsky) aqui ou ainda Nureyev e Margot Fontaine no seu primeiro Giselle aqui.

quando nasceu o pianista dong-min lin? Dong-Min Lin tem um irmão Dong-hyek que é quatro anos mais novo e que neste momento tem 23 anos. Por isso Dong-Min Lin terá neste momento 28 anos e assim deverá ter nascido em 1980.

lista de maestros musica clássica: Bem esta questão merece um post só por e por essa razão convidamos a ver a lista num segundo post ainda hoje ou talvez já só amanhã.

2 comentários:

  1. mau, quer dizer que até por aqui, a paternidade vai ter de ser definida por um teste genético ? ;)

    ResponderEliminar
  2. Sem nos preocuparmos com genealogias, há um nome que deve este ano aparecer neste blog: o português Marcos Portugal, mestre de Capela do Rei D. João VI, já que faz 200 anos que a corte se mudou para o Brasil e foi no Brasil que Marcos Portugal escreveu uma grande parte da sua obra. No seu tempo, foi conhecido e tocado por toda a Europa, mais do que qualquer outro compositor português alguma vez foi. E, devido a razões políticas e às tricas geradas no meio de toda a convulsão que deu origem à independência do Brasil, acabou por ser o mais injustiçado nome da música portuguesa. Este ano, tem especial destaque no ciclo de música antiga da Fundação Gulbenkian.

    ResponderEliminar

Oportunidades na Amazon