quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Leonard Bernstein - Quinta Parte - Os Concertos e Integrais com a Filarmónica de Viena

A Filarmónica de Viena tinha sido a Orquestra de Mahler. Era na altura (meados dos anos sessenta) uma das melhores orquestras da Europa. Embora continuasse ligado à sua Filarmónica de Nova Iorque Bernstein iniciou uma ligação com estas duas orquestras que foi de certa forma surpreendente tendo em conta que havia ainda uma certa hostilidade da cidade em relação ao maestro. Porém a paixão de ambos por Beethoven e Mahler tudo pode conciliar.

Bernstein começou a trabalhar em Viena em 1966 com a Vienna State Opera tendo estreado com Falstaff de Verdi e com o grande Dietrich Fischer Diskau no papel de Falstaff. Porém sem dúvida o que marcou esta passagem de Bernstein por Viena foram as integrais das sinfonias de Beethoven e Brahms e algumas gravações de Mahler. Estes eram os elos emocionais mais fortes que ligavam Bernstein a estas duas orquestras.

Desta forma proponho que oiçam dois extractos de Bernstein com esta Orquestra. Em primeiro lugar Beethoven e a quinta Sinfonia aqui . Depois Mahler e a sua quarta sinfonia aqui.

Esta ligação com as duas orquestras viria a durar até ao ano do seu falecimento em 1990 com mais de 24 épocas de colaboração.

3 comentários:

  1. Vim deixar um Abraço... e Votos de Boas Notas, afinadas.

    ResponderEliminar
  2. Cá estão três músicos que gosto muito... bernstein maestro e os compositores Mahler e Beethoven, um post que para mim vale pelo seu conjunto e informação biográfica

    ResponderEliminar
  3. FM: Obrigado. Não tenho tido muito tempo para escrever e ler para além do meu blog nos últimos tempos. Desculpa a falta de cortesia.

    Geocrusoe: Obrigado. Este trio é realmente fantástico. Aliás Mahler e Bernstein como já referi várias vezes são muito semelhantes em vários aspectos. Creio que Bernstein entendia verdadeiramente Mahler. Aliás a esposa de Mahler pensava exactamente o mesmo.

    ResponderEliminar

Oportunidades na Amazon