quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Recomendações de Música Clássica ao Vivo (11.12.2008)

Este post também é publicado no blog Folhas Pautadas.

Começando como de costume esta nossa viagem pelo sul teremos no dia 13 de Dezembro Sábado pelas 21:30 no Teatro das Figuras em Faro a obra O Elixir d´Amor de Gaetano Donizetti pela Orquestra do Algarve dirigida por Cesário Costa. Serão solistas Carla Caramujo (Soprano), João Cipriano Martins (Tenor), Nuno Dias (Baixo), Diogo Oliveira (Barítono) e Alexandra Moura (Soprano). Actuará também o Coro de Câmara Lisboa Cantat. A encenação é de Maria Emília Correia e a versão portuguesa de Nuno Côrte-Real.

Um pouco mais a Norte na bonita vila ducal de Vila Viçosa teremos no Paço Ducal de Vila Viçosa o recital de Natal na Sexta-Feira 12 de Dezembro às 21h pelo ensemble "Capella Patriarchal" formado pelos músicos Mónica Santos (soprano), Carolina Figueiredo (contralto), João Moreira (tenor), Manuel Rebelo (baixo). São dirigidos pelo maestro e organista João Vaz . A entrada é livre.

Ainda no Alentejo na também fantástica cidade de Évora teremos no Domingo dia 14 de Dezembro pelas 18h na Sé de Évora o Magnificat de Bach (informação pelo blog Belogue de Notas, não tenho mais detalhes).

Em Lisboa integrado no ciclo "Concertos em Igrejas - Natal em Lisboa" teremos na Sé Patriarcal de Lisboa Os Violinhos dirigidos por Filipa Poêjo no Sábado 13 de Dezembro pelas 16h. A entrada é livre. Serão interpretadas obras de Bach, Massenet, Vivaldi para além das canções de Natal em que o público é convidado a cantar e partilhar assim este concerto muito especial para os Violinhos.

Ainda em Lisboa e também integrado no mesmo ciclo e no mesmo dia mas um pouco mais tarde às 19h na Igreja de São Nicolau teremos a Sinfonietta de Lisboa dirigida por Vasco Pearce de Azevedo e António Lourenço. Serão interpretadas obras de lexandre Delgado, João Francisco Nascimento, G. Friedrich Händel e Piotr Illich Tchaikovsky.

Continuando em Lisboa e ainda nesse mesmo dia teremos pelas 21:30 na Aula Magna da reitoria da Universidade Clássica de Lisboa a Gala de Ópera da Orquestra Sinfónica Juvenil. Se tiverem coragem é possível ir a estes três concertos Lisboetas embora este ultimo normalmente esteja cheio.

No Domingo 14 de dezembro às 18h no Auditório do Centro Social e Paroquial de Nova Oeiras teremos o "CONCERTO DE NATAL" pela Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras, o Coro dos Pequenos Cantores do Estoril e a solista Sílvia Cancela (Flauta). A Orquestra será dirigida pelo maestro Maestro Nikolay Lalov. Serão interpretadas obras de Pergolesi, Bach e Mozart.

Em Alcobaça no Cine-Teatro de Alcobaça teremos o já habitual "Concerto de Natal" pela Academia de Música de Alcobaça no Sábado 13 pelas 21:30. A entrada é livre para sócios. €3 para o restante público.

Em Leiria teremos Luís Batalha num recital de Piano no Teatro Miguel Franco no dia 12 (Sexta-Feira) pelas 21:30. A entrada é livre.

Em Guimarães teremos a Orquestra do Norte dirigida por Álvaro Cassuto na Igreja de São Francisco (Guimarães). Será às 21:30 e serão intepretadas obras de Luís de Freitas Branco - "Suite Alentejana N.º2"; "Sinfonia N.º3". As entradas são livres.

Na Guarda teremos o Concerto dos Laureados do Concurso de Piano da Cidade da Guarda no Teatro Municipal da Guarda (TMG) Sexta-Feira pelas 21h30. Interpretarão neste concertos os pianistas: Maria Laura Nunes, Cláudia Inês Fernandes, Pedro Oliveira, Marta Patrocínio, Maria Leonor Lopes, Pedro Lopes e Nuno Cernadas.

3 comentários:

  1. Acrescento a estes inúmeros concertos os 3 concertos da Orquestra Académica da Metropolitana e com direcção de Jean-Marc Burfin ;)

    Irão interpretar obras de Béla Bartók, Richard Strauss e Johann Sebastian Bach.

    Hoje, sex 12 - 21h30, Casa do Povo de Aveiras de Cima, Azambuja;
    Amanhã, sáb 13 - 21h30, Auditório Madre de Saldanha do Externato de São José, Restelo, Lisboa;
    Domingo, 14 - 18h00, Teatro Eduardo Brazão, Bombarral.

    Desta vez não poderei assistir a nenhum, pois também andamos a preparar o concerto de Natal do CRCB. Aproveito para o anunciar, também: será dia 20, na Sé Catedral de Castelo Branco, pelas 21.30H
    (eh, eh, eh, estou a aproveitar este seu cantinho para fazer publicidade!)

    ResponderEliminar
  2. Ora bem mais recomendações são sempre bem vindas, quanto à publicidade para concertos obviamente também é muito, muito bem vinda. No dia 20 estarei num outro concerto que não em Castelo Branco senão até fazia uma visita ...

    ResponderEliminar
  3. Na prática, estes concertos acabam por ser muito familiares: com várias centenas de alunos a participar ao mesmo tempo, o concerto tem público mais que garantido ;) Mas, de qualquer forma, é o meu baptismo como professora de um coro...

    ResponderEliminar

Oportunidades na Amazon