segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Tchaikovsky - Bailados - A Bela Adormecida

O bailado A Bela Adormecida (Op. 66) foi o segundo composto por Tchaikovsky. Do primeiro bailado O Lago dos Cisnes (Op. 20 ) já havíamos falado aqui.

O bailado A Bela Adormecida foi composto entre 1888 e 1889. O bailado foi uma encomenda de Ivan Vsevolozhsky (director dos teatros imperiais) tendo sido estreado em S. Petersburgo a 15 de Janeiro de 1890.

A história do ballet baseia-se no conto de Perrault com o mesmo nome embora na adaptação dos irmãos Grimm. Contrariamente ao que tinha acontecido no primeiro ballet Tchaikovsky trabalhou sobre instruções especificas do coreógrafo Maurice Petitpas o que explica a muito maior consistência da obra e conjugação entre o bailado e a música.

O Bailado é o mais extenso (com intervalos dura mais de 4 horas) de Tchaikovsky apesar de ter apenas 3 actos e um prólogo. Hoje em dia é muitas vezes encurtado para satisfazer o nosso infelizmente frenético ritmo de vida.

Este segundo ballet foi recebido de forma muito mais favorável do que o primeiro embora Tchaikovsky não tenha vivido suficiente tempo para ver esta obra tornar-se a peça de reportório clássico que hoje em dia é.

Vejam aqui um extracto deste ballet.

2 comentários:

  1. O "Bela Adormecida" é o meu preferido dos 3 bailados de Tchaikovsky. Possui música de altíssimo nível. Minha versão integral em CD triplo é da Naxos, com Andrew Mogrelia à frente da Filarmônica do Estado Tchecoeslovaco.

    ResponderEliminar
  2. Também era o preferido de Tchaikovsky. Se não fosse a Valsa das Flores ser do Quebra Nozes concordaria consigo a 1000% ... Assim este bailado leva o prémio global mas a valsa preferida está mesmo no Quebra Nozes :-)

    ResponderEliminar

Oportunidades na Amazon