terça-feira, 5 de maio de 2009

10 pesquisas interessantes da semana (#16)

Tivemos esta semana 500 visitas contra 414 da semana transacta (+10,1%) sendo estas 314 de Portugal (-3,3%) e 132 do Brasil (+36%). Em terceiro lugar voltou a França com 15 visitas (+7,14%). No que diz respeito a cidades Lisboa manteve o primeiro lugar com 154 visitas seguida desta vez de São Paulo com 34 e a invicta cidade do Porto com 32 visitas.

Destas visitas 210 foram directas (ou seja quem nos visitou escreveu directamente o endereço ou chegou ao site através de um bookmark, +18,6%), 177 vieram de sites que possuem links para o nosso Guia (-15,4%) e 113 através de motores de pesquisa (+17,9%).

Perguntas recorrentes para as quais temos listas:
Grandes Maestros : Vejam aqui a lista
Grandes Violinistas: Vejam aqui a lista


1 . ouvir grande valsa brilhante : Tínhamos falado desta valsa aqui , composta por Chopin e proposto uma interpretação pelo Maestro António Vitorino de Almeida.

2. sonata appassionata : Esta sonata é também uma das questões mais frequentes que traz visitantes ao nosso blog daí a minha insistência em esclarecer esta questão. Composta por Beethoven foi uma autêntica revolução na composição para piano levando o instrumento aos seus limites. Leia aqui o post completo.

3. a morte e a donzela schubert : Aqui está outras das questões recorrentes. Trata-se de uma obra de Schubert composta quase imediatamente após Schubert ter tido conhecimento do mal que o afligia. Leia aqui o post sobre esta obra.

4. antonio rejcha 1770-1836 : Não é um compositor muito conhecido. De origem checa naturalizou-se francês. Leia o post completo aqui.

5. as estações de haydn : sim é verdade Haydn também escreveu um obra chamada "As estações". Não é tão conhecida como a de Vivaldi (aliás nenhuma é) nem teve ou tem tanto sucesso mas não deixa de valer a pena ouvir. Falámos dela neste post.

6. biografia domenico scarlatti : Compositor Italiano ligado a Portugal como sabemos escrevemos e postamos uma curta biografia aqui.

7. françois joseph gossec biografia : Falámos deste compositor francês a meio da nossa série sobre as sinfonias de Beethoven. Para vos dar tempo para se reporem emocionalmente diziamos na altura. Não que a vida deste compositor francês do tempo após a queda de Napoleão tenha sido propriamente aborrecida .... Leiam tudo aqui.

8. marc antoine charpentier biografia : Mais um compositor francês muito conhecido pelo Hino da Eurovisão. Falamos dele aqui.

9. max bruch : Compositor do período romântico essencialmente conhecido pelo seu concerto para violino (que esteve na nossa nossa lista de 20 concertos a votação e sinceramente um dos que mais gosto). Falamos dele aqui.

10. ouvre tes yeux bleus- jules massenet traduçao : Efectivamente falamos de Massenet aqui e temos a tradução deste lindíssimo poema de Paul Robiquet. No post completo têm um link para uma interpretação de Alfredo Kraus.

Abre os teus olhos azuis, minha querida:
Eis o dia!
Já canta o Rouxinol
uma canção de amor.
A madrugada desabrocha a rosa:
Vem comigo
Colher a margarida que desperta.
Acorda! Acorda!
Abre os teus olhos azuis, minha querida:
Eis o dia !
Para que serve contemplar a terra
e a sua beleza ?
O amor é um mistério mais doce
que um dia de verão;
É em mim que um pássaro canta
uma canção de vitória,
e o grande sol que nos queima
está no meu coração

Fiquem bem e não se esqueçam da transmissão em directo de hoje à noite do segundo concerto de piano. Desta vez será Liszt.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Oportunidades na Amazon