terça-feira, 14 de julho de 2009

As 10 mais interessantes pesquisas da semana (2009 - #30)

Pesquisas Recorrentes

  • Biografia de Cláudio Monteverdi: Leiam aqui uma curta biografia.
  • Biografia de Henry Purcell : Temos efectivamente uma biografia de Henry Purcell no nosso blog. Podem ler aqui.
  • Biografia de Vivaldi : Leia aqui uma biografia com aspectos principais da vida deste compositor do período barroco.
  • Biografia de Jean-Pierre Rampal : Leia aqui uma biografia deste flautista do século 20 que devolveu à flauta o estatuto perdido de instrumento solista.
  • O que é a música clássica: Leia aqui uma resposta possível.
  • O que é um concerto grosso : Leiam aqui uma curta definição com links para alguns exemplos.
  • Sinfonias de Beethoven : Efectivamente analisamos as nove sinfonias de Beethoven recorrendo em parte aos textos de Berlioz. Neste post fizemos uma lista de todos os posts relativos a essas obras.
  • Grandes Maestros : Vejam aqui a lista
  • Grandes Violinistas: Vejam aqui a lista
Pesquisas da Semana
  1. biografia violinista shinichi suzuki : Shinichi Suzuki foi bem mais do que um violinista (embora também tenha exercido essa profissão). Suzuki foi um destacado pedagogo japonês que concebeu um método de ensino de violino que funciona essencialmente por imitação e especialmente eficaz na iniciação. Este método (que tem os seus defensores e os seus detractores) é neste momento utilizado no mundo inteiro em variadíssimas escolas de música. Alguns violinistas famosos como por exemplo Nigel Kennedy estudaram utilizando este método. Falamos deste pedagogo e deste método neste post de 26 Janeiro na ocasião do 11º aniversário do seu falecimento.
  2. "sandra medeiros" soprano : Neste blog temos por várias vezes sugerido recitais ou concertos com esta soprano portugesa. Falámos dela aqui. Entretanto no blog do Coro Ricercare encontramos uma curta biografia.
  3. blogspot musica barroca : Em tempos fiz este "Top" de música barroca em que seleccionei 10 obras deste período que fossem especialmente fáceis de ouvir para quem se queira iniciar na música clássica mas que fossem ainda assim representativas como um todo. Convido-vos agora a visitá-lo ...
  4. concurso a. capela laureados : Esta tem sido uma pesquisa bastante frequente nos ultimo tempos. Aqui fica o link para o post que fizemos sobre o concerto do concurso deste ano.
  5. harvey lavan cliburn : Pianista americano nascido em 1934 e famoso por ter vencido o primeiro concurso Tchaikovsky então em pleno período da guerra fria. Escrevemos um post com uma curta biografia aqui.
  6. letra da musica quatro estações vivaldi : Efectivamente nem todos sabem que os concertos de Vivaldi conhecidos pelas "4 estações" eram precedidos pela leitura de pequenos poemas que procuravam circunstanciar a música que se iria ouvir a seguir. Falamos neste post desses poemas.
  7. musicas tipicas classicas blogspot : Não sabemos se esta pesquisa se refere ao período clássico ou à música clássica como um todo. Nitidamente um dos problemas da nossa nomenclatura populista. Vamos assumir que se trata apenas do período clássico. Fica também aqui prometida para uma futura ocasião um "Top" representativo do período. Por agora sugere-se a leitura do Top de música barroca de que falamos mais acima ...
  8. sinfonia 4 de brahms morte : Bom a quarta sinfonia de Brahms é sem margem para dúvidas uma das minhas sinfonias preferidas (sim é uma das que está na nossa lista a votação, se ainda não votou não perca mais tempo ... ). A referência a "morte" neste contexto apenas se pode referir ao segundo andamento que realmente tem a estrutura de um requiem. Um retrato de um mundo sem luz, um claro contraste com os restantes andamentos que têm uma natureza bem mais optimista. Falamos desta sinfonia aqui.
  9. valsa de 1 minuto: Uma das valsas compostas por Chopin aparentemente inspirada pelo cão de George Sand. Valsa assim chamada por ter sido considerada pelo editor demasiado curta (contrariamente ao que por vezes se diz é fisicamente impossível a um ser humano tocar esta obra em 60 segundos).
  10. yehudi menuhin bach : Parece incrível mas ainda não fizemos um post apenas sobre este violinista. Será um das nossas promessas para o próximo período de férias. Entretanto poderá ouvir aqui uma interpretação de Bach numa gravação de 1935.
Estatísticas

Tivemos esta semana 442 visitas (+5,24%) das quais 282 de Portugal (+6,02%) e 136 do Brasil (+19,30%). No terceiro lugar, distante como sempre ficaram os Estados Unidos pela primeira vez com oito visitas. Por cidades Lisboa mantém-se uma liderança incontestável com 130 visitas (-2,26%) , em segundo passou a estar a Invicta cidade do Porto com 28 (-9,68%) e em terceiro S. Paulo com 21 visitas (-30%).

Destas 66 foram directas (+0%), 159 foram através de sites de referência (-0,62%) enquanto 217 foram de motores de pesquisa (+11,86%).

1 comentário:

  1. Sou uma seguidora do seu blog não associada...rs
    Por saber que vc gosta de ópera e segue os artistas, te proponho a vir fazer parte de um blog que já estava no ar e que neste momento foi substituido por problemas adversos.

    Solicito sua participação postando no blog de Edna d'Oliveira e família. Deixo lá no blog um endereço aberto a todos que queiram publicar suas mensagens.
    obrigado por sua eventual participação.

    Elda

    ResponderEliminar

Oportunidades na Amazon