quinta-feira, 9 de julho de 2009

Kurt Atterberg (1887-1974) Actualizado com 1º Andamento da Sexta Sinfonia

Alguns dos compositores da nossa lista de sinfonias a votação são relativamente pouco conhecidos e por isso resolvemos falar um pouco deles e das obras que colocamos a votação. Começamos estas sessões de esclarecimento ou de tempo de antena precisamente por Kurt Atterberg que nasceu em Gotemburgo a 12 de Dezembro de 1887.

É um compositor cujo reconhecimento da obra foi muito prejudicado pelas multiplas e diversas actividades a que se dedicou. Caracterizado por um estilo fortemente influenciado pelo romantismo Atterberg dispunha de um forte sentido melódico e de um domínio bastante sofisticado das técnicas de orquestração o que, dizem as más línguas o levava por vezes a exagerar ...

A sinfonia que colocamos a votação, a sexta, é conhecida por ter ganho o prémio de composição atribuído por ocasião do 100º aniversário de Schubert em 1928 o que não deixa de ser um prémio adequado. Não encontramos no You Tube nenhuma performance desta sexta sinfonia mas prometemos que vos vamos encontrar uma. Por agora fiquem aqui com um extracto da Oitava sinfonia.

Como na verdade não havia nenhuma  interpretação da sexta sinfonia preparei-vos um vídeo com o primeiro andamento interpretado pela Orquestra Sinfónica de Norrkopping dirigida por Jun´ichi Hirokami. Podem ouvir este andamento aqui.

Atterberg faleceu em Estocolmo a 15 de Fevereiro de 1974.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Oportunidades na Amazon