sábado, 26 de setembro de 2009

Dicionário de Termos Músicais: Cadenza (Cadência)

A Cadenza (cadência) é uma passagem (parte) improvisada ou escrita de uma composição que pretende fazer sobressair o papel do solista (durante a cadência que é interpretada em tempo livre a orquestra está tipicamente calada) sendo por isso uma peça fundamental do concerto.

Por vezes a cadência é deixada ao critério do solista quer improvisada quer escrita outras vezes o compositor especifica e compõe rigorosamente a cadência.

Tipicamente a cadência ocorre no fim do primeiro andamento embora em alguns casos bastante conhecidos possa acontecer em outros pontos da composição.

Entre as várias cadências escritas por solistas as compostas por Kreisler para o concerto de violino de Beethoven são especialmente relevantes. Entre as que foram concebidas pelos próprios compositores as de Grieg para o seu concerto para piano ou as de Beethoven para o seu  5º Concerto para piano são dos exemplos mais interessantes no que diz respeito ao valor intrínseco da cadência como parte da obra. Possivelmente no outro extremo situam-se as cadências dos concertos de Paganni que (com a eventual excepção do primeiro)  apenas existem para demonstrar as capacidades de virtuoso dos interpretes.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Oportunidades na Amazon