segunda-feira, 5 de outubro de 2009

As 10 mais interessantes pesquisas da Semana (2009 - #38)

Antes de vos falar das pesquisas da semana  hoje (à hora que estou a acabar isto já é dia 6 de Outubro), este blog faz 2 anos (e menos relevante o seu autor 45), esta noite farei um post aproximadamente comemorativo, até lá fiquem bem.


10 Pesquisas da Semana


  1. "rui paiva" seixas :  Há vários discos em que o Organista Rui Paiva interpreta obras de Carlos Seixas. Por exemplo o disco em que interpreta 12 Sonatas para Cravo, uma edição da Philips de 1995. Não encontramos no You Tube qualquer extracto desse disco por isso vamos procurar dar-vos esse prazer em breve.
  2. análise sinfonia praga : Análise é um muito forte, mas falamos desta sinfonia aqui.
  3. aponte alguns autores do periodo classico em portugal : Esta é uma questão que nos é colocada frequentemente. Infelizmente os meus conhecimentos resumem-se aos nomes mais conhecidos. Estou certo que existirão muitos outros compositores de interesse mas infelizmente mesmo com a Internet tem-se revelado difícil obter esse tipo de listagem. Acresce que para este período a história de Portugal e do Brasil confunde-se e mistura-se de forma difícil de separar, se é que essa separação faz sentido.  Isto dito alguns nomes do período clássico : Domingos Bontempo (1775 - 1842) o mais conhecido, Francisco António de Almeida (1722 - 1752) claramente em segundo em termos de notoriedade e Marcos Portugal (1762-1830) que completa o trio dos compositores mais conhecidos deste período. Outros nomes possíveis João de Sousa Carvalho (1745- ?), José Lobo de Mesquita (1705-1805), Padre José Maurício Garcia (1767 - 1830) normalmente - e correctamente - considerado Brasileiro. Outros nomes haverá com toda a certeza.
  4. concerto para piano de beethoven - beremboim : Não sei se quem fez esta pesquisa procurava uma interpretação deste concerto de piano sem ser do Barenboim (o significado do "-" nas pesquisas do Google é esse) se antes pelo contrário queria ouvir uma interpretação deste grande pianista. Além disso há a questão de qual concerto de piano de Beethoven. Vamos supor que se trata do quarto ou do quinto que são os mais conhecidos. Com tantas variáveis vamos tentar fazer a vontade a este leitor. Assim para 4º Concerto temos a nossa  Helena Sá e Costa  e para o 5º Concerto propomos Claudio Arrau  num concerto histórico em Santiago do Chile. No que diz respeito a interpretações de Barenboim propomos esta do Quinto ou esta do Quarto Concerto.
  5. contrabaixo marca cremona : Embora a minha especialidade não sejam os contrabaixos eu penso que não deverá existir propriamente uma "marca" Cremona. Ou se existir (sinceramente não conheço) tratar-se-á de uma coincidência que nada tem a ver com o facto de ter sido em Cremona (cidade do Norte de Itália) que "nasceu uma das linhas de tradição mais relevantes dos instrumentos de corda, tanto contrabaixos como violoncelos e violinos. Estou a falar das famílias Amati e Stradivarius só para mencionar as mais conhecidas - ambas originárias desta cidade.
  6. falando da musica de villa lobos : Villa Lobos (1887 - 1959)  é um dos compositores brasileiros mais significativos da música brasileira do século XX. Foi fortemente influenciado pela música popular do seu país (como Bartok na Hungria ou Fernando Lopes-Graça em Portugal). Fica prometido um post em breve sobre este compositor.
  7. karajan bruckner set : Dos maestros que tentaram gravar a integral das sinfonias de Bruckner, Karajan é para muitos o melhor. Podem adquirir este conjunto aqui:  Bruckner: 9 Symphonies
  8. lisa ekdahl : Sim, somos fãs de Lisa Ekdahl. Fanáticos mesmo. Falamos dela aqui por ocasião do seu concerto no Coliseu.
  9. nacionalidade de henry purcell : Henry Purcell é de nacionalidade Inglesa. O mais conhecido compositor inglês do período barroco.
  10. xuan du : Xuan Du é o actual concertino da Orquestra Sinfónica Portuguesa nasceu em 1976 em Jiangsu, na China. Aos 11 anos de idade começou a aprender violino no Conservatório de Nanjing. Após ano e meio ganhou o quinto prémio do Concurso para violino do Conservatório de Jiangsu, Conservatório onde estudou de 1989 a 1996. Em 1993 foi-lhe atribuído o quinto lugar do Concurso para violino de Shanghai. Entra para o Conservatório de Beijing, em 1996, obtendo o 1° prémio e aí estuda com o mais conceituado professor da China, YaoJi Lin. Em 1998 veio para Portugal com o seu Quarteto de Cordas para não mais voltar a sair ...

Pesquisas Recorrentes

  • Biografia de Cláudio Monteverdi: Leiam aqui uma curta biografia.
  • Biografia de Henry Purcell : Temos efectivamente uma biografia de Henry Purcell no nosso blog. Podem ler aqui.
  • Biografia de Vivaldi : Leia aqui uma biografia com aspectos principais da vida deste compositor do período barroco.
  • Biografia de Jean-Pierre Rampal : Leia aqui uma biografia deste flautista do século 20 que devolveu à flauta o estatuto perdido de instrumento solista.
  • O que é a música clássica: Leia aqui uma resposta possível.
  • O que é um concerto grosso : Leiam aqui uma curta definição com links para alguns exemplos.
  • Sinfonias de Beethoven : Efectivamente analisamos as nove sinfonias de Beethoven recorrendo em parte aos textos de Berlioz. Neste post fizemos uma lista de todos os posts relativos a essas obras.
  • Grandes Maestros : Vejam aqui a lista
  • Grandes Violinistas: Vejam aqui a lista

Estatisticas


Tivemos esta semana 528 visitas (+5,18%) das quais 357 de Portugal (+11,21%) e 130 do Brasil (-12,75%). No terceiro lugar ficou Espanha com 8 visitas. Lisboa com 124 visitas (+40,91%) foi a cidade com maior número de visitas em segundo lugar ficou o Porto com 65 visitas (+16,05%) finalmente em terceiro Ponta Delgada  com 36 visitas.

Destas 146 foram directas (+22,69), 147  foram através de sites de referência (+3,52%) enquanto 235 foram de motores de pesquisa (-2,49%).

1 comentário:

  1. No Youtube é possível ver e ouvir uma Sonata de Carlos Seixas tocada por Rui Paiva: AQUI

    ResponderEliminar

Oportunidades na Amazon