sexta-feira, 14 de maio de 2010

Viver a Vida - Música Clássica: A Música de Luciana

Há uns dias umas das perguntas que nos colocavam (uma das pesquisas para ser mais preciso) era quais músicas clássicas podíamos ouvir na novela Viver a Vida. Bem graças a este post descobrimos uma delas. 


Trata-se da música de Luciana que é a ária Lascia ch´io Pianga da Ópera Rinaldo de Handel que estreou a 24 de Fevereiro de 1711. 


Lascia ch'io pianga
mia cruda sorte,
e che sospiri la libertà.
Il duolo infranga queste ritorte
de' miei martiri sol per pietà.



Oiçam aqui esta ária numa interpretação de Philippe Jaroussky.

3 comentários:

  1. Uma interpretação fenomenal, como aliás é hábito em Jarrousky.

    No entanto, gostava de recomendar a versão de Cecilia Bartoli. Foi com esta ária que eu me tornei fã dela.
    podemos ver AQUI precisamente a versão onde eu vi Bartoli pela 1ª vez, ficando logo completamente apaixonado.

    É de notar que neste vídeo, Bartoli canta a 1ª versão da ária ("Lascia la Spina") em vez da versão que depois veio a fazer parte da ópera Rinaldo ("Lascia ch'io pianga").

    Sem mais demora, peço-vos que vejam o vídeo. É espantoso. Quem mais consegue o pianíssimo e a emoção que podemos ver aos 4:58? Viva La Bartoli !

    ResponderEliminar
  2. Obrigada pela informação! Não conhecia,quando ouvi achei a ária linda, mas depois me esqueci e não fui atrás para ver de quem se tratava. Vou procurar a partitura pois estou estudando canto...
    se quiser dar uma passadinha no meu blog, o útlimo post fala do prelúdio Raindrop de Chopin http://moradadevenus.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  3. Pianoman: Eu hesitei entre as duas já que também sou grande fã da Cecilia Bartoli. Ainda bem que complementou :-)
    Paty: Espero que encontre. Existem muitos sites online com partituras por isso não deve ser muito difícil, digo eu, embora normalmente eu procure para instrumento e não para canto. De resto assim que puder irei ao seu blog, claro !

    ResponderEliminar

Oportunidades na Amazon