domingo, 7 de agosto de 2011

Shostakovich (1906- 1975) - Os primeiros anos

Shostakovich nasceu a 25 de Setembro de 1906 em São Petersburgo. O seu pai , engenheiro de profissão não se opôs à vocação do compositor que se manifestou cedo. Shostakovich foi uma criança prodigio cedo revelando capacidades invulgares tanto enquanto pianista como compositor. Entrou no conservatório em 1919 tendo estudado piano com Leonid Nikolayev até 1923 e composição com Glazunov até 1925.

A sua primeira sinfonia (Op.10) data do ano que terminou a sua graduação no conservatório (1924-1925) tendo sido o seu primeiro sucesso enquanto compositor. Note-se que tinha então apenas 19 anos. A obra foi estreada em Leninegrado no ano seguinte e viria a desempenhar um papel importante na vida do compositor já que no ano seguinte (1927) após ter merecido uma menção honrosa no concurso Chopin em Varsóvia (concurso para interpretes de piano claro está) ao mostrar a mesma ao maestro Bruno Walter este demonstra imediato interesse em a dirigir em Berlim. Esse interesse seria partilhado por Stokowski que a estreia nos Estados Unidos no ano seguinte.

Em dois anos Shostakovich era agora um jovem compositor de mérito reconhecido. Já a sua carreira enquanto pianista não corria tão bem. Embora o seu talento fosse inegável uma forma talvez demasiado contida de interpretar parecia prejudicar a sua reputação. De qualquer forma desde cedo Shostakovich demonstrou preferir a composição limitando a sua actividade de pianista na estreia ou interpretação das suas próprias obras. Podem-no ver por exemplo a interpretar o fim do seu Concerto para Piano Trompete e Orquestra Op. 35.

Facto é que nestes dois anos (até 1929) viria a compor mais duas Sinfonias - A Sinfonia nº2 - Ao Outubro (referência obviamente à revolução de 1917 na Russia) com coros (Op. 14)  a Sinfonia nº3 - O Primeiro de Maio (Op. 20) e ainda uma ópera "The Nose" (Op. 15) uma sátira baseada na obra de Gogol. Esta ultima obra conjugada com a Lady Macbeth of the Mtsensk District (op. 29) marcam o primeiro dissabor de Shostakovich com o regime soviético mas esse tópico faz já parte do próximo post desta série.

1 comentário:

  1. Saludos. Sí, es una pena: quienes no han descubierto la música clásica se pierden uno de los mayores placeres que existen.
    Les dejo aquí mi blog musical, espero que les guste. Gracias.

    ResponderEliminar

Oportunidades na Amazon