sábado, 24 de maio de 2008

Orquestra Sinfónica Juvenil em Concerto na Aula Magna

Só para vos relembrar para não esquecerem estas duas oportunidades de ouvir jovens músicos (ambas com entrada livre):

Por um lado o Concerto do Laureados do concurso Capela (um dos grandes luthiers portugueses) no Teatro Nacional S. Carlos Domingo 25 de Maio às 17h.

Por outro lado a Orquestra Sinfónica Juvenil na Aula Magna com o solista Paulo Pacheco no piano e dirigida por Christopher Bochmann. Domingo 25 de Maio de 2008 às 17h. O programa é variado e constituído pelas seguintes obras:
  • Abertura da Ópera “A Flauta Mágica” Mozart, Wolgang Amadeus
  • Concerto para piano, nº. 21, dá Maior, Kv 467 Mozart, Wolgang Amadeus
  • Sinfonia nº. 5, em mi menor, Op. 64 Tschaikowsky (Andante cantabile, con alcuna licenza , Andante – Allegro con anima)
  • Abertura da ópera “Fidelio”, Op. 72 Beethoven

Agrupamento de Cordas Português

O Blog Arte no Tempo chama-nos a atenção neste post para a aposta forte da Câmara de Matosinhos na promoção musical.

Nós recomendamos a visita ao referido site e também ao do Quarteto de Cordas de Matosinhos uma das faces visíveis da aposta da autarquia na música.

Que bom seria que existissem mais exemplos destes ! Se os conhecerem não deixem de os referir !

sexta-feira, 23 de maio de 2008

Requiem de Bomtempo na Lourinhã

Por ocasião da comemoração do bicentenário das Batalhas da Roliça e do Vimeiro será interpretado o requiem de Domingos Bomtempo na Lourinhã na Igreja do Castelo pelas 21:30. Este concerto contará com a interpretação da Orquestra Metropolitana de Lisboa e o coro do Instituto Gregoriano de Lisboa.

Contrariamente ao que o Público afirma nesta noticia Armando possante não estará na direcção do coro (porque está em Bragança na récita da Floresta de Eurico Carrapatoso - leiam a notícia aqui ).

Aqui fica mais esta recomendação para este fim de semana agora para a Lourinhã.

Chopin - Polonaises

Não existe provavelmente outra obra onde Chopin terá expresso de forma mais completa a sublimação da sua dor pelo destino da sua pátria.

No entanto nem todas as Polonaises são tristes e lúgubres. Por exemplo as duas composições que compõem o Op. 40 (Op. 40-1 em Lá Maior e Op. 40-2 em Dó Menor) são repletas de energia embora a segunda pela natureza do tom utilizado seja uma espécie de contraponto à primeira, esperança versus a falta dela. Oiçam aqui o pianista Alexander Brailowsky interpretar a primeira destas peças e aqui a segunda.

Mas sem dúvida que as Polonaises mais conhecidas são a Op. 53 em Lá Bemol Maior (Heróica) aqui interpretada por Gilels e a Polonaise Op. 61 também em Lá Bemol Maior interpretada por Richter aqui.



Oportunidades na Amazon