Eureka ! Voltamos de novo a conseguir ter as recomendações da Quinta-Feira no seu dia de origem ...
Começando ao sul como vem sendo costume temos no Algarve a orquestra do Algarve que irá estar no dia 29 de Março (Sábado) às 21:30 no Pavilhão do Arade (Lagoa). Nem de propósito o programa é composto por obras do período clássico (Haydn) que terminámos quase e por peças do reportório Romântico (Chopin) que serão o objecto dos nossos posts futuros. A não perder definitivamente.
Ainda no sul do país mais precisamente no Alentejo em Évora poderemos ouvir no Sábado 29 de Março às 18h um recital de piano pelo excelente pianista brasileiro José Eduardo Martins no Convento dos Remédios. Serão interpretadas obras de compositores do período barroco (Rameau e Carlos Seixas), Clássico (do nosso agora bem conhecido Beethoven) na primeira parte. Na segunda parte serão interpretadas obras de Francisco de Lacerda e Fauré. Pela qualidade do interprete é mesmo a não perder !
No Domingo 30 de Março desculpai-me mas terei de fazer mais uma recomendação de pai babado, teremos na Aula Magna da Universidade Clássica de Lisboa pelas 17h a orquestra "OML Junior" resultante dos vários Workshops que esta instituição tem vindo a realizar nos últimos anos. Um programa bastante audacioso com obras que não revelarei ... é segredo :-)
Um bocadinho mais ao Norte, mais precisamente na região do Oeste entre Leiria e Alcobaça este blog refere-nos um ciclo de música coral que irá decorrer entre o dia 29 de Março e 6 de Abril. O primeiro concerto do dia 29 será no SERRO VENTOSO Salão Paroquial às 21h30 (mas consultem o referido blog ou este outro para mais informações).
Um pouco mais ao Norte mais precisamente em Espinho voltamos a chamar a vossa atenção para a excelente e diversificada programação do auditório de Espinho que nos dias 28 e 29 de Março irá fazer subir à cena Teatro - Café Chinez é o titulo. Eu sei que não é música clássica mas nós aqui somos eclécticos. Toda a informação relevante no blog oficial do auditório.
Por fim na cidade do Porto na aula Magna do Instituto Superior de Engenharia do Porto teremos a Orquestra do Norte dirigida por José Ferreira Lobo e o flautista Michel Lethiec, Sexta-Feira 28 de Março às 21:30.
Finalmente não queremos deixar de chamar a vossa atenção para os sites das salas que em Lisboa (CCB e Gulbenkian) e no Porto (Casa da Música) têm programação clássica regular e igualmente para os nossos amigos da Sercultur com variadíssimas sugestões culturais em cultura.sapo.pt .
Fiquem bem ! Renovo como sempre o meu desafio habitual contra os sofás e a preguiça aguda que nos assola. Oiçam música ao vivo, porque Ao Vivo é Outra coisa !
Vivo a poucos quilómetros de Espinho e não sabia da riqueza de programação que eles têm.
ResponderEliminarDe longe noticias de tão perto!
Obrigado.
Estou aficar fã deste blog.
Bom dia Rui,
ResponderEliminarObrigado pela visita, espero que nos visite muitas vezes e claro se vive perto de Espinho não perca mesmo a programação do Auditório. É variada, os preços são muitíssimo aceitáveis é original e de qualidade. Não perca mesmo! Claro que se for ver algumas das sugestões que aqui fazemos os comentários e apreciações serão sempre muitíssimo bem vindos.
Abraços,
Fernando
Então e um comentário do "pai babado" ao que ouviu da OML Junior?
ResponderEliminarEu confesso-lhe que estive de ouvidos (e sobretudo de boca) bem abertos o tempo todo! Já é a 2ª vez que assisto e acho inacreditável a qualidade do trabalho final apresentado pela Metropolitana nestes workshops com miudos de todo o País dos 8 aos 18. Ouvi por lá um comentário de que eram 175 miudos e da Metropolitana apenas uns 80, o que torna ainda mais notável o trabalho de conjunto conseguido. Alguns se calhar nunca tinham tocado em grupo, quanto mais numa orquestra. Assim dá gosto, nem parece que estamos em Portugal...
Não sei do que mais gostou, eu achei o Joly quase perfeito e o Peer Gynt, apesar do risco, também foi extraordinário. Se é pai de um dos miudos que ali tocaram estão ambos de parabéns.
Caro Amigo.
ResponderEliminarSim sou. Já lhe respondi no outro post. No essencial concordo consigo. É um trabalho absolutamente fabuloso da OML.