sexta-feira, 25 de abril de 2008

Houvesse (ou não) Internet em 1974 ...

E estaríamos agora (quase) a começar a festejar o início da Liberdade. Há muitos que se interrogam se terá valido o esforço. Outros que recordam os dias passados e criticam os erros e os excessos cometidos. Não vou argumentar aqui nem a favor de uns nem de outros.

Para mim o 25 de Abril, tinha 9 anos na altura e estava na quarta classe significa a liberdade. Eu tenho família em França e lembro-me como Portugal era visto na altura e garanto-vos que visto de fora a imagem não era propriamente brilhante.

Quando a minha mãe que tinha conhecido o meu pai aqui em Portugal disse ao meu avô que se queria casar com um português a reacção foi a que podem imaginar ... Lembro-me ainda que vagamente dos fragmentos de conversa que apanhava com os meus 6/7 anos e que não percebia na totalidade, conversas sobre a guerra e sobre o que me iria acontecer quando tivesse 18 anos.

Lembro-me também das lágrimas da minha mãe quando o meu pai foi para a Guiné ... Lembro-me do suficiente para vos dizer que tudo isso não quero nunca mais. Não quero para mim, não quero para o meu filho ....

E apesar de todos os erros ouvi o outro dia na rádio uma velha canção do John Lennon e dos Beatles que me recordou que fizemos tudo isto praticamente sem violência ... Fiquem com Revolution dos Beatles no meu ultimo post sobre o 25 de Abril. Estava a escrever este post e o meu filho veio perguntar-me porque escolhia uma música inglesa e não uma portuguesa.

Expliquei-lhe que haveria muitas portuguesas que poderia escolher mas em nenhuma encontro a sintonia perfeita com o mais importante para mim nesta canção dos Beatles. A paz. O desejo de mudança que começa pelo interior de nós. Sem violência.

Numa altura em que, para quem navega pela net como eu por vários quadrantes, porque gosto de ouvir e ler as opiniões de todos, se começa a valorizar a necessidade de confronto é para mim fundamental continuar a dizer que a paz, a não violência deve ser a nossa principal prioridade. Paz.



25 de Abril, Sempre !

Mais música clássica segue dentro de momentos ... (uma das outras frases de que me lembro da RTP ... pedimos desculpa por esta interrupção :-) )

4 comentários:

  1. Tens um Prémio Florido a aguardar por TI no Essências... E porque hoje é Dia de Liberdade, PARABÉNS pela forma como te Expressas e Exprimes.
    Continua com Essências de Liberdade.

    ResponderEliminar
  2. Neste Dia da liberdade, que esteja sempre presente na sua vida!
    Abraço solidário.

    ResponderEliminar
  3. Revolution dos Beatles é simplesmente perfeita e perfeita para assinalar o dia. Obrigado

    ResponderEliminar
  4. FM: Obrigado pelo prémio. Um bocado por falta de tempo e por deformação profissional, em e-marketing as "cadeias" são uma praga :-), confesso que tenho um pré-concebido contra estes prémios. Eu sei e concordo contigo que são uma forma engraçada e interessante de reconhecimento e de conhecer melhor quem nos lê ... É um trauma pessoal que tenho de conseguir ultrapassar :-). Se calhar é desta ... Vamos a ver se no feriado do primeiro de maio consigo tratar disto, do trauma claro :-))

    São: 25 de Abril Sempre!

    Tarzan: Também achei :-) Havia muito tempo que não a ouvia e quando prestei atenção à letra ...

    ResponderEliminar

Oportunidades na Amazon