terça-feira, 1 de abril de 2008

Liszt e as transcrições para piano das sinfonias de Beethoven

Ao falarmos de Beethoven deixamos para trás algumas pontas soltas que iremos aos poucos tratando. Uma delas diz respeito às transcrições para piano do conjunto total das nove sinfonias pelo virtuoso do piano e compositor Liszt.

Trata-se de um trabalho notável que transcende em muito uma simples transcrição. Na verdade Liszt em muitos casos mais do que transcrever conseguiu retratar de forma notável o espírito das obras de Beethoven. Se se lembrarem das várias composições que fomos ouvindo ao longo destas ultimas semanas devem estar a pensar que não foi tarefa fácil.

E na verdade não foi. Tratou-se de um trabalho que Liszt foi concretizando ao longo de vários anos de 1838 a 1865 data em que completou o quarto andamento da nona sinfonia. Note-se aliás que durante muito tempo Liszt pensou que não seria possível transcreve-lo. Pensava que não conseguiria transmitir de forma minimamente adequada o ambiente do mesmo.

Fiquem aqui com um exemplo da quinta sinfonia e aqui com um exemplo do segundo andamento da sétima. Dois extractos com características totalmente diferentes para que possam apreciar. Não fiquei totalmente satisfeito com a qualidade das gravações que encontrei por isso talvez vos reserve uma surpresa para um destes dias.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Oportunidades na Amazon