terça-feira, 4 de agosto de 2009

As 10 mais interessantes pesquisas da semana (2009 - #33)

As Pesquisas da Semana
  1. charles dancla : Violinista françês (1817 - 1907) nascido em Bagnéres de Bigorre tendo falecido em Tunis. Foi professor do conservatório e um dos virtuosos do seu tempo embora a sua fama se tenha limitado à França no que diz respeito à sua carreira enquanto instrumentista. Charles Dancla foi também compositor e nesse particular é ainda hoje bastante conhecido sobretudo pelas suas peças de cariz mais pedagógico.
  2. concertos de bradenburg : Uma das composições de Bach mais conhecidas. Falamos destes concertos no nosso blog. Neste caso é o post referente ao Sexto Concerto de Brandenburgo e ultimo ... será fácil encontrar os restantes cinco.
  3. concurso de piano vendome 2009 : Falamos deste concurso que terminou à pouco tempo em Sintra em dois post, num primeiro anunciando o concerto final e no segundo anunciando o vencedor.
  4. copland "lincoln portrait" : Uma das obras mais conhecidas do compositor americano Copland. Esta composição tem uma parte declamada que várias personagens famosas já interpretaram como por exemplo Obama. Falamos desta composição aqui, precisamente mostrando Obama.
  5. descargar gratis brahms sinfonia : Já por várias vezes referimos que neste blog não temos downloads de músicas nem grátis nem pagas. Fazemos muitas vezes referências a videos colocados no You Tube onde com frequência estão obras completas (que podem se desejarem colocar no vosso disco local). O que vos garanto é que esse é um método excelente para conhecer mais música e aumentar a vossa cultura musical. Recomendo que façam também como eu e quando existe uma interpretação de que realmente gostem e/ou que oiçam com frequência a comprem. Lembrem-se que os artistas vivem da venda dos seus trabalhos. Ver um video no You tube para conhecer uma obra é excelente. Perpetuem essa experiência comprando as músicas de que gostam (e apenas essas claro está!)
  6. friedrich seitz - concerto para violino : Na verdade Seitz concebeu vários concertos para violino (cinco no total) todos com objectivos didáticos. Os concertos na verdade chamam-se "Pupils concerts", Nº1 até Nº 5. Seitz compôs também um concerto para viola de arco com o mesmo objectivo pedagógico. Hoje estes concertos são ainda (e muito) utilizados em praticamente todos os métodos de ensino do violino.
  7. jean-victor hocquard : Grande musicólogo especialista de Mozart e distinto autor de vários livros. Faleceu em 1995.
  8. oml montalegre : Falamos do Workshop da Metropolitana em Montalegre neste post. Não quero deixar de mais uma vez salientar as excelentes condições do multiusos e do auditório e sobretudo a capacidade de visão da camara que percebe a importância deste tipo de actividade na promoção da região. Ganharam certamente uma boa centena de fãs incondicionais, onde me incluo.
  9. ouvir a sinfonia superman: Bem ora aqui está uma coisa que eu não conheço. Eu suponho que este leitor esteja a fazer referência à banda sonora do Filme com o mesmo nome da autoria do compositor americano John Williams. John Williams é sem dúvida um talento notável sendo certamente um dos grandes compositores do século XX e XXI. Não partilho a opinião de alguns que qualificam a música composta para bandas sonoras de filmes como uma forma menor de composição. Porém não se trata propriamente de uma sinfonia, faltam-lhe vários aspectos formais para isso. Porém facilmente se pode qualificar como um poema sinfónico ou uma suite sinfónica. Oiçam John Williams a falar da composição desta obra.
  10. yudina : Grande Pianista Russa (1899- 1970) nasceu em nevel tendo estudado no conservatório de Petrograd. Conhecida especialmente pelas suas interpretações de Bach e de Beethoven com especial destaque para o primeiro. Yudina era uma personagem pouco usual o que transparecia muitas vezes nas suas interpretações, sobretudo em Bach e com particular ênfase na liberdade com que definia e mudava os tempos. Oiçam por exemplo aqui uma interpretação das variações de Goldberg.

Pesquisas Recorrentes

  • Biografia de Cláudio Monteverdi: Leiam aqui uma curta biografia.
  • Biografia de Henry Purcell : Temos efectivamente uma biografia de Henry Purcell no nosso blog. Podem ler aqui.
  • Biografia de Vivaldi : Leia aqui uma biografia com aspectos principais da vida deste compositor do período barroco.
  • Biografia de Jean-Pierre Rampal : Leia aqui uma biografia deste flautista do século 20 que devolveu à flauta o estatuto perdido de instrumento solista.
  • O que é a música clássica: Leia aqui uma resposta possível.
  • O que é um concerto grosso : Leiam aqui uma curta definição com links para alguns exemplos.
  • Sinfonias de Beethoven : Efectivamente analisamos as nove sinfonias de Beethoven recorrendo em parte aos textos de Berlioz. Neste post fizemos uma lista de todos os posts relativos a essas obras.
  • Grandes Maestros : Vejam aqui a lista
  • Grandes Violinistas: Vejam aqui a lista

Estatisticas

Tivemos esta semana 399 visitas (+1,79%) das quais 243 de Portugal (-8,65%) e 110 do Brasil (+18,28%). Ao terceiro lugar voltou a França com 13 visitas. Por cidades Lisboa mantém uma liderança incontestável com 80 visitas (-25,23%) , em segundo passou a estar a Invicta cidade do Porto com 28 (-26,32%) e em terceiro S. Paulo com 18 visitas (+28,57%).

Destas 64 foram directas (-1,54%%), 171 foram através de sites de referência (-6,04%) enquanto 164 foram de motores de pesquisa (+13,10%).

Sem comentários:

Enviar um comentário

Oportunidades na Amazon