segunda-feira, 7 de setembro de 2009

As 10 mais interessantes pesquisas da semana (2009 - #37)

Pesquisas da Semana

  1. "henri latour" piano : Henri Fantin-Latour como referimos tinha uma verdadeira paixão pela música. Pensamos que o nosso leitor se refere ao quadro em que são retratados vários personagens francesas seus contemporâneos. Ao piano podem ver Emmanuel Chabrier (compositor francês).
  2. "pierre+fournier" : Já falamos deste violoncelista francês neste blog na Biografia de Pierre Fournier.
  3. análise sonata a tempestade beethoven: Trata-se da Sonata Nº17 para piano em Ré Maior, op. 31 #2 chamada "A Tempestade" que foi composta em 1801/1802. Falamos dela neste post.
  4. brahms valse ab op 39 nº 15 blogspot : Um dos grandes sucessos "comerciais" de Brahms. Falamos destas valsas neste post.
  5. concerto de mozart para piano e orquestra:  Mozart compôs exactamente 27 concertos para piano e orquestra por isso é dificil responder a esta questão. Falamos neste blog de três destes concertos. Concerto para piano nº 21 em Dó Maior: K 467
    Concerto para piano nº 24: K 491
    Mozart - Concerto para dois pianos : K. 365
  6. critica festival opera em obidos/2009 : Neste blog não fazemos propriamente critica. este ano não tive oportunidade de ir ao festival de Ópera de Óbidos. Falamos uma vez (pelo menos que me lembre) deste festival nas nossas recomendações de fim de semana. Por acaso lembro-me que achamos curioso que num festival de ópera houvesse programação que não era propriamente ópera ... mas quanto a critica estamos falados, não houve nem haverá. Aliás no que diz respeito ao festival a minha opinião é simples, todos os que existem já são poucos, espero que continue por muitos e longos anos.
  7. jean baptiste lully principais musicas : Escrevemos uma pequena biografia com alguns dos principais elementos da obra deste compositor francês neste post.
  8. mendelssohn lieder ohne worte: Ciclo de canções de Mendelssohn de que falamos neste post.
  9. shostakovich katarina : Para quem tem dúvidas do absurdo a que fatalmente chegam todas as ditaduras esta foi a ópera que motivou a condenação do compositor num dos muitos desvarios de Estaline.
  10. the dogmas of the quiet past, are inadequate to the stormy present traduzido : Bem trata-se do texto da mensagem enviada ao congresso antes da declaração de emancipação. Este texto é o utilizado por Aaron Copland na sua obra "Lincoln Portrait"


Pesquisas Recorrentes
  • Biografia de Cláudio Monteverdi: Leiam aqui uma curta biografia.
  • Biografia de Henry Purcell : Temos efectivamente uma biografia de Henry Purcell no nosso blog. Podem ler aqui.
  • Biografia de Vivaldi : Leia aqui uma biografia com aspectos principais da vida deste compositor do período barroco.
  • Biografia de Jean-Pierre Rampal : Leia aqui uma biografia deste flautista do século 20 que devolveu à flauta o estatuto perdido de instrumento solista.
  • O que é a música clássica: Leia aqui uma resposta possível.
  • O que é um concerto grosso : Leiam aqui uma curta definição com links para alguns exemplos.
  • Sinfonias de Beethoven : Efectivamente analisamos as nove sinfonias de Beethoven recorrendo em parte aos textos de Berlioz. Neste post fizemos uma lista de todos os posts relativos a essas obras.
  • Grandes Maestros : Vejam aqui a lista
  • Grandes Violinistas: Vejam aqui a lista

Estatisticas
Tivemos esta semana 426 visitas (+14,21%) das quais 257 de Portugal (+24,76%) e 111 do Brasil (-19,57%). No terceiro lugar a Alemanha com 18 visitas (mas desta vez são todas "nativas"). Por cidades Lisboa mantém uma liderança incontestável com 102 visitas (+34,21%) , em segundo manteve-se a Invicta cidade do Porto com 50 (+4,17%) e em terceiro S. Paulo com 23 visitas (-38,84%).
Destas 64 foram directas (+42,22%), 158 foram através de sites de referência (+26,40%) enquanto 203 foram de motores de pesquisa (+0%).

3 comentários:

  1. Este quadro de Latour é óptimo para a nossa série de posts Música & Pintura. Ainda não me tinha lembrado dele!
    Com a sua permissão, irei incluí-lo num futuro post da referida série.

    ResponderEliminar
  2. há um outro também do Latour sobre a Sinfonia Fantástica de Berlioz que também podia incluir.

    ResponderEliminar
  3. Eu descobri outro dele que se chama "Uma peça de Schumann" de 1864. Esse da Sinfonia Fantástica mostra algum piano? (ou pelo menos um instrumento de tecla?)
    É que isso tem sido condição necessária para pertencer à nossa série.

    ResponderEliminar

Oportunidades na Amazon