segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Grande Sonate - Les Quatre Âges (Alkan)

Das obras que incluímos ontem na nossa lista não devemos estar muito enganados ao dizer que Charles Valentin Alkan estará entre os menos conhecidos e por consequência esta sua obra também. O que é lamentável porque é uma obra extraordinária quer do ponto de vista técnico de composição quer do ponto de vista do conceito.

A Sonata (Op. 33) em quatro movimentos descreve de forma abstracta a vida de um homem. Cada um dos andamentos representa uma década especifica, o primeiro os vinte anos, o segundo os trinta, o terceiro os quarenta e por fim o quarto andamento os cinquenta. Esta obra de Alkan foi publicada em 1847 e dedicada ao seu pai que viria a falecer cinco anos após.

A Sonata abstractamente descreve a vida tornando-se progressivamente mais lenta, começando com o primeiro andamento, na frescura dos 20 anos marcado como um Scherzo com algumas piadas como acordes errados que procuram retratar uma vida que se inicia cheia desses erros próprios da juventude.
Podem ouvir Marc Hamelin interpretar este andamento.

O segundo andamento é o ponto mais substancial da obra com o sub-titulo "Quasi-Faust" numa forma de sonata muito estendida numa dualidade entre passagens rápidas com outras um pouco mais lentas num andamento que implica um grande virtuosismo do executante (do compositor também já que acreditem ou não há neste andamento uma fuga ainda que breve a oito vozes).



O terceiro andamento pretende representar a vida de um homem tranquilo e feliz no casamento nos seus quarenta anos na qual a tonalidade escolhida de Sol Maior é sem dúvida um elemento importante ao mesmo nível que a simplicidade e ternura das melodias de Alkan. Pode ouvir Hamelin interpretar este andamento aqui (primeira parte) e também aqui (segunda parte).

Por fim o quarto andamento descreve o homem esperando a morte (um reflexo da esperança de vida média no tempo de Alkan) . Pode ouvir aqui Hamelin interpretando este andamento.

Uma obra extraordinariamente original no conceito e na forma de composição que merece sem dúvida uma audição atenta e claro está um voto !

Sem comentários:

Enviar um comentário

Oportunidades na Amazon