sábado, 2 de março de 2013

Recital de Violino no Palácio Foz - Para memória futura

Na passada Segunda-Feira fiz-vos uma recomendação de no fim da tarde irem ver um recital de violino no Palácio Foz. Durante a semana não tive tempo de vos falar sobre o recital e portanto ficou adiada essa conversa até agora.

O recital ... Já agora permitam-me um parênteses relativamente a este termo. Na introdução ao mesmo foi-nos referido pela apresentadora que na verdade se deveria chamar concerto dado que as peças a executar eram todas Concertos, mais precisamente os primeiros andamentos de cinco dos concertos mais conhecidos do reportório violinistico. Bom é verdade que a natureza original das obras interpretadas é essa, porem as versões que ouvimos embora a parte do solista seja praticamente a mesma da versão da orquestra e a noção clássica e romântica de concerto tenha uma predominância tal no solista que esta é a parte mais relevante do "concerto" (existem excepções claro sobretudo no período romântico) a verdade é que quando se retira a orquestra para a substituir por uma transcrição de piano para mim estamos mais perto de um recital do que de um concerto, mas é uma opinião pessoal.

Ouvimos portanto cinco primeiros andamentos de cinco concertos dos mais relevantes do reportório. Começamos com Mozart, o concerto nº4 em Ré Maior que vos deixo aqui com uma interpretação de Henryk Szeryng com a New Philarmonia Orchetra dirigida por Sir Alexander Gibson  e que no nosso recital foi interpretado por David Duarte.



Depois avançamos para o coração do período romântico com Mendelssohn e o seu Concerto em Mi Menor de que vos proponho uma interpretação de  Hilary Hahn com a orquestra da Rádio de Frankfourt dirigida por Paavo Jarvi . No recital este concerto foi interpretado por Francisco Henriques.



O terceiro concerto para os mais distraídos era o menos conhecido do conjunto. Podemos ouvir o concerto nº2 em Ré Maior de Wieniawski. Escolhi uma interpretação de Shlomo Mintz com a Orquestra do Sudoeste da Alemanha dirigida por Myung-Whun Chung . No recital foi excelentemente interpretado por Filipe Abreu.



O quarto concerto que ouvimos já tem de ser classificado como pós-romântico. Este é o único concerto que gravei (por razões que espero sejam óbvias) e de forma bastante amadora (as minhas desculpas) mas que ainda assim partilho convosco. Concerto em Ré Maior de Aram Kachaturian (e não Khachatryan como estava no programa - erro que é compreensível dado que este outro nome também é arménio e por acaso nome de um violinista arménio da actualidade bastante conhecido) por Miguel Vasconcelos.



Por fim o quinto concerto de Sibelius em Ré Menor (e não em Ré Maior como está no programa) de que vos proponho uma interpretação de Maxim Vengerov com a Orquestra Sinfónica de Chicago dirigida por Daniel Barenboim. No recital foi magnificamente interpretado por Manuel de Almeida Ferrer.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Oportunidades na Amazon