sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

Mozart - As peças de música de câmara

Hoje vamos começar a falar das peças de música de câmara de Mozart. A primeira peça que vos quero mostrar é um Divertimento para ser mais preciso o K136 (primeiro andamento). Embora seja apresentado como um quarteto estas obras são quase como pequenas obras sinfónicas.

Deixo-vos com uma interpretação conduzida pelo Maestro Yehudi Menuhin (normalmente violinista mas neste caso na direcção da orquestra).

quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

Cosi Fan Tutte

Prosseguindo numa ordem quase cronológica hoje falaremos de Cosi Fan Tutte. Esta ópera foi composta por Mozart após os sucessos das Bodas de Figaro e Don Giovanni. Durante muito tempo esta ópera foi considerada "menor", uma corrida louca de 24 horas, opinião em grande parte motivada por um libretto aparentemente superficial.

No século XX no entanto esta composição foi atraindo mais atenção e hoje em dia é quase tantas vezes colocada em cena com as restantes obras primas de Mozart.

Trata-se de uma ópera em dois actos sendo que a ária que vamos escolher para a ilustrar também é cantada por uma senhora de que a bem dizer temos falado muito ultimamente: Teresa Stich-Randall (de que falamos por exemplo aqui). Neste caso trata-se de um duo de verdadeiro luxo pois que em cena está uma outra Teresa, não menos brilhante: Teresa Berganza.

As recomendações de Quinta (ainda à quinta)

Post actualizado hoje Sábado (texto a laranja - Em resumo em Évora e em Setúbal as entradas são livres). Atenção que em Évora é necessário no entanto levantar bilhetes vejam as regras no site indicado. Em Setúbal não sei.

Bem desta vez ainda é quinta-feira. Só por alguns minutos mas ainda é quinta :-) assim hoje estas recomendações chamam-se As recomendações de Quinta (ainda à quinta).

De resto como vos disse estava tudo a guardar-se para este fim de semana por isso oferta diversificada é o que não falta. Assim sendo o meu critério foi escolher aqueles concertos que provavelmente mais precisarão desta forma de promoção.

A primeira recomendação vai para Setúbal onde terá lugar o Concerto de Reis do C.R.S. (6 de Janeiro) no Fórum Municipal Luísa Todi pelas 17 Horas. Não tenho informação quanto ao valor dos bilhetes ou se a entrada é livre. Se alguém de Setubal estiver a ler isto por favor esclareça este ponto. Está esclarecido. O pianoman conforme podem ler no comentário esclareceu: A entrada é livre.

Terá a participação de várias classes do Conservatório, nomeadamente as de Iniciação Musical, de Coro, Ensemble de Guitarras, o Ensemble de Saxofones, o Ensemble de Metais, a Orquestra de Violinos Paganinus, Violoncelos e a Orquestra de Cordas.

No que diz respeito mais directamente à Classe de Piano, será interpretado o Concerto em Lá Maior de Carlos Seixas pelas alunas Inês Oliveira, Marta Torres e Linda Joaquimovna Almeida com a recém-criada Orquestra de Cordas do C.R.S.

Para o Porto sugerimos no dia 5 um programa um pouco diferente do habitual. Terão assim a oportunidade de ouvir Frode Haltli - recital de acordeão na Casa da Música do Porto às 12h. Entrada: EUR 5,00 Reservas: 220120220.

Ainda na região do Porto no mesmo dia 5 mas às 21:30 teremos o «Concerto de Ano Novo» - Orquestra Sinfónica de Jovens de St. Maria da Feira no Cine-Teatro António Lamoso Entrada: EUR 5,00 Reservas: 256370887. Esta mesma orquestra também se apresenta no dia seguinte (6 de Janeiro) às 16h em Bragança no Teatro Municipal.

Agora a sul em Évora teremos o «Concerto de Ano Novo» pela Orquestra de Cordas do Conservatório Regional de Évora - Luís Rufo dirige no Teatro Garcia de Resende dia 6 às 18h.
Um leitor teve a gentileza de nos informar (esta informação não estava no post inicial) que este concerto tem entrada gratuita e que serão executadas obras de Corelli, Vivaldi, L. Mozart e Hook. Poderão obter mais informações em www.eborae-musica.org. Reservas: 266703112.

Finalmente em Faro «Concerto de Reis» - Orquestra do Algarve e Elisabete Matos no
Teatro Municipal de Faro dia 6 de Janeiro às 21h30. Entrada: EUR 25,00 /EUR 20,00
Reservas: 289888110

quarta-feira, 2 de janeiro de 2008

Don Giovanni - "Non me dir" por Teresa Stich-Randall

Esta ópera foi encomendada para a cidade de Praga em consequência do enorme sucesso das Bodas de Figaro de que já falámos. É uma ópera que se baseia na história de Don Juan sendo o libretto de Lorenzo da Ponte. Estreou-se em Praga no Teatro Nacional a 29 de Outubro de 1787.

Para ilutrar esta ópera em dois actos escolhemos uma aria do segundo acto "Non mi dir" cantada por uma das minhas vozes preferidas. Teresa Stich-Randall no papel de Dona Anna.



Se quiserem podem comparar com Edita Gruberova, também muito bom mas pessoalmente prefiro a interpretação da Teresa. Esta ultima no entanto tem a vantagem de um som em melhor estado e sobretudo dos sub-titulos em françês que nos permitem acompanhar o que está a ser dito ... A minha sugestão depois de verem esta versão voltem a ouvir a primeira.

Oportunidades na Amazon