quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Beethoven - Sonata para piano e trompa - Op. 17

Hoje vamos ouvir uma sonata para um instrumento completamente diferente. Trata-se da Sonata para Piano e Trompa Op. 17 em Fá maior publicada em 1800.

Tem três andamentos . Para ilustrar a sua interpretação encontramos no You Tube um filme de Dennis Brain que é uma espécie de James Dean dos instrumentistas de Sopro. Porque não teremos talvez tão cedo uma outra oportunidade para contar a sua história resolvi fazê-lo num segundo post hoje, que poderá ler aqui.

No que diz respeito a esta sonata o primeiro andamento é um allegro moderato, o segundo Poco Adagio, quasi Andante e finalmente o terceiro andamento é um Allegro Moderato. Podem ouvir esta Sonata dividida em duas partes: aqui e aqui. O primeiro filme tem ainda uma excelente introdução sobre a trompa e especificamente a diferença entre a trompa do tempo de Beethoven e a dos nossos dias. Só por essa introdução vale a pena ouvir.

2 comentários:

  1. Apesar de ser um "zero à esquerda" nesta matéria... gosto de passar para cá e ver se aprendo alguma coisa... Obrigado.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  2. Desde que seja "à esquerda" não há problema :-) ... Fora de brincadeira, é mesmo suposto ser para quem quer aprender algumas coisas e sobretudo para quem quer aprender a gostar. Os especialistas são também benvindos claro está mas provavelmente acharão os meus posts demasiados básicos. Eu também não escondo que os meus conhecimentos teóricos não dão para mais ...

    ResponderEliminar

Oportunidades na Amazon