sábado, 16 de janeiro de 2010

Post nº 1000 - Os vossos comentários a este blog (Parte 5: 1 a 15 de Junho 2008)

Continuando a nossa visita aos vossos comentários analisando agora o período de 1 a 15 de Junho de 2009 eis o que disseram os comentadores deste blog:

No dia 2 de Junho de 2008 dizia-nos Pianoman sobre o Pianoforte : "Na minha opinião, quando se refere ao piano-forte (que eu chamo de fortepiano - inventado por Cristofori) como antecessor do actual piano, permita-me que eu discorde, pois considero esse instrumento o mesmo. Se fosse obrigado a escolher um antecessor para o piano, seria, sem dúvida, o clavicórdio, uma vez que o mecanismo é semelhante ao do piano actual no que diz respeito à maneira como a corda é posta a vibrar. Neste caso por martelos (corda percutida) e não por plectros (corda beliscada) como disse, e muito bem, que se passa nos cravos, virginais e espinetas." No dia seguinte esclarecia-nos sobre o verdadeiro significado de  "WoO" : "WoO=Werk Ohne Opuszahl (obra sem número de opus)". Ainda no mesmo dia voltava a corrigir agora explicando que um Duplo Contrabaixo não é bem assim que é chamado: "O que chama "duplo baixo" (provavelmente vindo de "doublebass") é o Contrabaixo."

3 comentários:

  1. O Robert Schumann nem é dos meus compositores preferidos; mesmo assim, o meu primeiro comentário no seu blogue, Fernando, foi a falar dele.
    É que além de eu viver na cidade, onde ele foi 1850 Diretor Musical, tendo tentado suicídio nesse ano, deitando-se ao Reno.
    Quando estive uma temporada a viver em Bonn, o meu apartamento ficava em Bonn-Endenich a 5 minutos do Asilo de Endenich, onde Schumann veio a falecer em 29 de julho de 1856.
    Este ano a Alemanha comemora o bicentenário do nascimento do compositor.
    2010 vai ser fantástico:
    Ano de Schumann!
    Ano de Chopin!

    ResponderEliminar
  2. :))

    [Isto sim, é um comentário... eh eh eh]

    ResponderEliminar
  3. Ematejoca: Eu por acaso acho que Schumann é um daqueles compositores mais injustamente ignorados. As suas sinfonias e o concerto para Violoncelo por exemplo são absolutamente fantásticos.

    mdsol: Pois, duplo sorriso :-) ... - Há uma outra interpretação menos simpática ;-). Os smileys são uma autêntica arte.

    ResponderEliminar

Oportunidades na Amazon