terça-feira, 23 de março de 2010

Faleceu Wolfgang Wagner ( 1919-2010 )

Este post foi corrigido por este outro post mantendo-se aqui apenas como memória futura.

Parece inacreditável mas o neto de Wagner faleceu no passado dia 21 de Março de 2010. O ex-director do festival de Bayreuth para quem também (vejam o artigo do Alex Ross no Unquiet Thoughts) me é dificil escrever um epitáfio sentimental tendo em conta as preferências políticas que exprimiu durante a sua vida em especial durante o período Nazi.

Porém do ponto de vista artístico não deixa de ser verdade que o seu trabalho (e aliás o do seu irmão mais velho também já falecido) à frente do referido festival foi brilhante, com a polémica bastante resultante possivelmente de uma verdadeira visão artística e criadora.

Aliás sendo Wolfang para além de neto de Wagner bisneto de Liszt outra coisa que não talento não se poderia mesmo esperar.


Reblog this post [with Zemanta]

2 comentários:

  1. Apesar do Wolfgang Wagner já ter quase 91 anos fiquei chocada com a notícia da sua morte.
    O seu nome era BAYREUTH!

    Acredite, Fernando, ele não era da extrema-direita - a música era a sua política.
    Quanto à ligação da família Wagner com o Hitler é uma história demasiado complicada para lha explicar num comentário.
    O Hitler era um grande admirador da música de Richard Wagner, sendo a sua ópera preferida a mesma que a minha: Tristão e Isolde.
    Sou por isso também nazi?
    A única coisa, que ligava o Hitler aos Wagner era a música e não a política.
    Durante o regime nazi a família Wagner contratou dirigentes judeus para o Festival de Bayreuth.

    Saudação de Düsseldorf!

    ResponderEliminar
  2. Pois claro que ninguém tem "culpa" de partilhar os mesmos gostos. Isso não nos assimila, não nos torna idênticos a quem connosco partilha esses gostos, obviamente. Também é verdade que não há qualquer prova que Wolfgang ou o seu irmão tenham pertencido ou participado em actividades Nazis. É verdade que no período Nazi havia judeus nas equipas do festival. Porém também não deixa de ser verdade que Wolfgang dirigiu o festival como um verdadeiro ditador e que a sua mãe Winifried era pelo menos simpatizante de Hitler para já não ir mais além ... Note que no entanto seja como for o trabalho e génio do homem está acima de qualquer problema deste tipo seja ele qual for.

    ResponderEliminar

Oportunidades na Amazon