quarta-feira, 24 de outubro de 2007

Tomaso Albinoni

Continuando nos compositores do Barroco e saindo agora de Bach (haveremos ainda de voltar com um resumo e uma biografia não se preocupem) hoje vamos falar de Tomaso Albinoni.

Albinoni é um desses compositores de uma única música. Ou melhor conhecido por uma única música. Como muitas vezes acontece nestes casos nem sequer é justa esta obsessão. Na verdade Albinoni é essencialmente - pasme-se - um compositor de operas tendo composto mais de 40 obras deste tipo.

Curiosamente a obra pela qual chegou à imortalidade até talvez nem seja dele, ou pelo menos não será totalmente de sua autoria. Na verdade é hoje aceite que esta obra é na verdade uma composição de Remo Giazotto um musicólogo do século XX que estudou profundamente a obra de Albinoni e terá composto este Adágio partindo de uma sonata ou de um fragmento de sonata de Albinoni.

Não deixa claro de ser uma obra fascinante por isso e uma das minhas preferidas para os momentos mais melancólicos. Uma trovoada de verão ao som de Albinoni continua a ser algo de fantástico.

Oiçam a Orquestra Sinfónica de Berlim conduzida por Herbert von Karajan (não vai dar para obter a trovoada mas se estiverem ao pé de uma janela com vista para o campo ou para o mar também dá ...).

2 comentários:

  1. Esta eu conheço. É uma peça realmente bela em qualquer versao.Imagine só que eu comecei por pensar que este adagio era uma criação dos Doors por pertencer a uma cena final do filme «The Doors» onde tambem fica muito bem sobre uma panoramica do cemiterio Pére Lachaise. É caso para dizer «Santa ignorancia a minha»....

    ResponderEliminar
  2. E que por acaso como vê nem sequer é do Albinoni pelo menos na forma como nos chegou hoje ... Nope não é dos Doors, :-) embora estes também tenham algumas músicas "clássicas" de que gosto muito ! :-)

    ResponderEliminar

Oportunidades na Amazon