sexta-feira, 28 de dezembro de 2007

Mozart - O maior compositor de sempre ?

Vamos começar hoje a falar de Mozart, para alguns o maior compositor de sempre. Pessoalmente não é o meu compositor preferido e se quanto ao seu génio não há obviamente nada a dizer tenho também de confessar que não sou propriamente do seu clube, passe a expressão.

Para mim o maior compositor de sempre é Beethoven por razões de que falarei quando abordarmos a sua obra. Sei que me acompanham nesta opinião alguns e que outros não concordarão. Enfim isto é como no futebol ou no amor. Ainda bem que há opiniões diferentes senão era uma "seca" ... bem e um problema :-)

Isto dito começar a falar de Mozart é complicado porque sinceramente não sei muito bem por onde o fazer. Em todos os géneros musicais Mozart tem obras de referência, em todos tem composições extraordinárias. Então por onde começar ? Bem para desempatar o uníco critério de que me lembrei foi começar pela primeira obra de Mozart que me recordo ter ouvido com o conhecimento de que se tratava de uma obra dele ... É uma obra que é das mais executadas, simples de ouvir e de gostar e que já todos ouvimos certamente milhares de vezes muitas delas sem o sabermos ...

A interpretação é do grupo "Dissonances" fundado por David Grimal e outros músicos. David Grimal a propósito é um dos meus violinistas preferidos. Já tive a osrte de o ver por várias vezes ao vivo, primeiro na Festa da Música (não me esqueço tão depressa das quatro estações de Vivaldi que interpretou) e depois da Gulbenkian.

1 comentário:

  1. :-)

    A sua genialidade é certamente incontestável... Está visto que pertenço ao "clube". E com muito gosto. É, a nível pessoal, o compositor que maior domínio demonstra sobre a composição para a voz solista. O respeito que demonstra pela voz enquanto instrumento é total e, quanto a mim, sem paralelo. Obviamente, é a minha opinião. Como o futebol e o amor, não está aberta a discussão... Ou estará? ;-)

    ResponderEliminar

Oportunidades na Amazon