sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

As Sinfonias de Beethoven

Como tínhamos prometido este fim de semana vamos começar a nossa série sobre as nove sinfonias de Beethoven. Se cada uma destas sinfonias é por si própria uma obra de arte única e de génio, no seu conjunto constituem um autêntico hino à música. Para começar a nossa viagem vejamos a lista e uma breve sinopse de cada uma das obras (com links para um vídeo de um dos andamentos da mesma).

As duas primeiras sinfonias Sinfonia 1 em Dó Maior composta entre 1799 e 1800 estreada em 1800 e ainda a sinfonia 2 em Ré maior composta entre 1801 e 1802 estreada em 1803 são ainda muito próximas das sinfonias de Mozart. Oiçam aqui esta sinfonia dirigida por Herbert von Karajan. No que diz respeito à segunda sinfonia experimente ouvir aqui também dirigida por Karajan.

Porém após a terceira sinfonia em Mi Bemol Maior chamada de Eroica composta em 1803 e estreada em 1804 nada na música foi como dantes. Esta sinfonia foi verdadeiramente um marco, uma viragem. Pode-se pensar que marca o inicio do período romântico. Na verdade supostamente Haydn terá dito que esta obra coloca o artista no centro da mesma, querendo com isto dizer que é uma obra em que não existe qualquer tipo de restrição na expressão das emoções. Oiçam aqui o inicio desta sinfonia dirigida por Karajan.

A sinfonia Nº4 em Ré bemol Maior composta em 1806 e estreada em 1807 é uma obra que realmente nunca foi muito apreciada pelos seus próprios méritos. É geralmente considerada como uma obra de transição entre a Terceira e a Quinta Sinfonias o que é sem dúvida uma grande injustiça. Oiçam aqui Herbert von Karajan a dirigir esta obra.

Se a Terceira sinfonia foi uma obra de ruptura a Quinta em Dó Menor, composta entre 1805 e 1808 e estreada nesse mesmo ano foi a sua evolução natural. Algumas vezes apelidada da Sinfonia do Destino pela famosa forma como se inicia (Beethoven teria dito segundo um dos seus biógrafos que seria assim que o destino bateria à porta). Oiçam o Primeiro Andamento dirigido por Arturo Toscanini.

A Sexta Sinfonia (Pastoral) em Fá Maior composta também entre 1805 e 1808 e também ela estreada em 1808 pode ser considerada uma obra programática no sentido que pretende expressar o gosto de Beethoven pela natureza. Oiçam o primeiro andamento dirigido por Herbert von Karajan

A Sétima Sinfonia em Lá Maior foi composta entre 1811 e 1812 e estreada em 1813. Do seu ultimo andamento Tchaikovsky dizia: "Uma série de imagens cheias de felicidade, de realização e de prazer pela vida". Oiçam o primeiro andamento dirigido por um dos mais misteriosos maestros dos nossos dias.

A oitava sinfonia em Fá Maior composta entre 1811 e 1812 foi estreada em 1814. É a mais curta de todas as sinfonias sendo por isso por vezes referida como a "pequena sinfonia". Porém se a duração realmente é curta a arte que revela não deixa nada a dever às restantes. É uma sinfonia muito "bem disposta". Oiçam o primeiro andamento de novo dirigido por Herbert von Karajan.

A nona sinfonia em Ré menor foi composta entre 1817 e 1824 e estreada nesse mesmo ano. É para muitos a melhor obra de música jamais composta (eu admito que está na minha lista de preferidas e se não estiver no topo estará lá perto). Quando ouvida numa sala de concertos, ao vivo é algo que nunca se esquece. Por agora e até que possam ter essa experiência oiçam o final da sinfonia dirigida por Bernstein.

8 comentários:

  1. 5ª, 6ª e 7ª, as minhas preferidas! :)

    Um bom domingo, Moura Aveirense

    ResponderEliminar
  2. Ah, bem. Eu prefiro a nona que me deixa sempre absolutamente emocionado . Desde o principio até aquele final. A seguir a quinta e depois a terceira por esta ordem. A sexta e a sétima ficam para mim nos lugares que se seguem.

    ResponderEliminar
  3. Bem, já agora a minha ordenação:
    9>3>7>6>5>2>1>8>4
    Mas são todas extraordinárias!

    ResponderEliminar
  4. Se me permitem também opinar, a minha preferida é a 7ª. A introdução ao tema pela flauta é genial (para mim)

    Excelentes posts.

    ResponderEliminar
  5. Fãs das sinfonias de Beethoven: recomendo vivamente as suas transcrições para piano, feitas por Liszt. Ele adaptou-as todas (sim, até a 9ª!), e é uma boa maneira de ter uma visão (ou melhor: audição...) diferente das sinfonias, verdadeiramente surpreendente; ressalta melhor o "miolo" da música.
    (Há uma integral da Editora Hyperíon, tocada pelo Leslie Howard. A 5ª e 6ª encontram-se facilmente (FNAC, El Corte Ingles,...) tocadas pelo Glenn Gould.)

    ResponderEliminar
  6. Bom temos aqui 4 fãs incondicionais de Beethoven já deu para perceber :-)
    Miguel: Vou claro ouvir as transcrições para piano de Liszt de que só ouvi extractos e mesmo assim sem grande atenção e também falaremos delas a seu tempo.
    Artimanha: Todas as opiniões são muitíssimo bem vindas. Por acaso esperava que fosse a sétima a sua preferida. É para mim a mais "moderna" de todas ...
    Como costumo dizer, abraços e beijinhos a quem de direito, abreijos para as mais gulosas :-) e obrigado por acharem que vale a pena gastarem um pouco do vosso tempo a ler este blog ...

    ResponderEliminar
  7. Agora fez-me rir a valer com essa da "moderna" :-)))

    ResponderEliminar
  8. Artimanha: Rir é sempre bom. Ainda bem que achou piada. Por acaso tinha a sensação que acharia ... Boa sorte na sua nova casa para o seu blog que claro que continuarei a seguir na esperança de ver a (uma) luz contemporânea !

    ResponderEliminar

Oportunidades na Amazon