segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Pesquisas interessantes da semana (#13)

vida e obras de françois joseph gossec : Já falámos deste compositor aqui.

musica clássica lista de maestros: Temos uma lista dos melhores maestros dos finais do século XIX até ao século XXI aqui. É ainda um trabalho que está em curso por isso se encontrarem algum maestro que pensem dever fazer parte desta lista não hesitem.

quatro ultimas canções tradução: Bem atreavi-me a fazer uma tradução destas canções como prenda de anos para a minha irmã. Podem ler aqui.

que o pai de Brahms tocava? : Conforme poderá ler aqui na biografia deste compositor o pai de Brahms tocava contrabaixo estando listado entre os 40 melhores contrabaixista da Alemanha nesse período.

forma da sinfonia nº3 de Beethoven : Bem é uma sinfonia que marca uma ruptura profunda com a concepção da música havendo mesmo quem defenda começar aqui o período romântico. É no entanto em termos de forma bastante clássica com 4 andamentos organizados de acordo com padrão clássico. A questão mesmo está no conteúdo desses andamentos ... Leiam aqui (primeira parte) e aqui (segunda parte) a análise a esta obra.

qual a melhor e mais conhecidas musicas de valsa: Este é um tema que também é recorrente entre os nossos leitores. A melhor é difícil de dizer. A mais conhecida será o Danúbio Azul ou eventualmente a Valsa do Imperador. Podem ler aqui um pequeno post sobre esta forma musical.

ne me quitte pas cantada por edith piaf : Sim Edith Piaf foi uma das várias cantoras que interpretaram este tema. Não o encontrei no You Tube infelizmente. Talvez venha a fazer um video com esta interpretação se entretanto encontrar pelo menos o audio ...

o que é o cravo bem temperado??? : Esta questão é interessante pelos três pontos de interrogação colocados. Merece um post à parte que irei colocar na minha lista de posts a fazer.

2 comentários:

  1. REgisto as suas pesquisas!
    Espero que o Miguel Vasconcelos esteja bem! rsrrs Conheço uma outra história que não terminou como a sua. Um amigo meu queria por o nome Martim ao filho: Não pôs. Imagine o apelido do meu amigo...
    É sempre um prazer vir aqui e recebê-lo lá! (Ah! como já deve ter percebido, "aproveito" bastante as suas sugestões e ensinamentos")
    :))

    ResponderEliminar

Oportunidades na Amazon