quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

Joseph Haydn (1732-1809) - Duzentos anos desde a sua morte

Fará em 31 de Maio de 2009 duzentos anos que faleceu Joseph Haydn um dos grandes compositores do período clássico.

Desta forma até esse dia vamos fazer uma pequena retrospectiva deste compositor até essa data, o pai das Sinfonias, o pai dos quartetos de cordas, a figura estruturante do período clássico um exemplo, o gigante no qual Mozart e Beethoven se inspiraram e se basearam.

Para começar esta viagem vamos começar pelas 104 sinfonias. Obviamente é impossível falarmos individualmente de todas de forma que vamos utilizar alguns agrupamentos utilizados pelos especialistas.

Para começar pelo principio vamos iniciar este conjunto de textos precisamente nas primeiras sinfonias. As semelhanças entre as primeiras nove sinfonias são muito mais relevantes do que as diferenças que também existem claro.

Em primeiro lugar nestas nove primeiras sinfonias apenas existem 3 andamentos, contrariamente à forma clássica da sinfonia que viria a tomar forma mais tarde. O primeiro andamento é sempre um Allegro com uma estrutura semelhante a uma forma rudimentar de Sonata (existe por vezes mais do que um segundo tema) , o segundo um Andante e o terceiro um Presto que por vezes assume a forma de rondo.

Estas primeiras nove sinfonias quer na orquestração quer nas dinâmicas são ainda muito próximas do barroco e do ponto de vista cronológico até mais conservadores do que algumas outras obras que Haydn entretanto tinha composto.

Oiçam aqui o primeiro andamento da Sexta Sinfonia e aqui o terceiro andamento dessa mesma sinfonia.

2 comentários:

  1. Gostei muito de saber que falará de Haydn, um dos maiores músicos da história e daqueles que menos conheço, não possuo nem uma das suas sinfonias, embora as que conheça goste muito, uma contradição que pode vir a ser sanada com esta sua tarefa, pois por norma fico indeciso de as hei-te comprar todas ou só algumas e neste caso por norma perco-me nos números.

    ResponderEliminar
  2. Bem neste caso se as quiser comprar todas são "apenas" 104 . Sim não me enganei são mesmo cento e quatro ... Espero que o ajude a fazer uma selecção :-)

    ResponderEliminar

Oportunidades na Amazon