quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

Recomendações de Musica Clássica

Depois do post de ontem em que Glenn Gould manifestava a sua opinião quanto a espectáculos ao vivo estas recomendações servem também de catarse. Este post é também publicado no blog Folhas Pautadas.

Não queremos deixar de neste inicio de ano agradecer aos nossos amigos da Sercultur sem os quais estas recomendações seriam muito mais difíceis de compilar. Sugerimos que não deixem de visitar cultura.sapo.pt para conhecerem outras recomendações de música clássica e outras formas de arte também, claro.

Começamos este post como de costume pelo sul, mais precisamente pelo Algarve onde a Banda Osíris dirigida por Jean-Marc Burfin e tendo como solista Francine Romain (Soprano) interpretarão obras de António Vivaldi , Georges Bizet, J.S. Bach, P. Tchaikovsky,W.A. Mozart, John Williams e Gioachino Rossini a maioria das quais em arranjos de Fábio Gurian.

Estes concertos terão lugar em três datas diferentes:

1 de Janeiro (quinta-feira) 17:30, Teatro de Portimão
3 de Janeiro (Sábado) 21:30, Teatro de Portimão
4 de Janeiro (Domingo) 16:00, Teatro de Portimão

Esta informação foi obtida a partir do site da Orquestra do Algarve. Não consegui pelo publicado perceber qual a relação entre a Banda Osiris e a Orquestra do Algarve ... Nem se é a mesma coisa. Se alguém me puder ajudar ...

Um pouco mais a Norte (Évora) teremos o "Concerto de Ano Novo" pela Orquestra de Cordas do Conservatório Regional de Évora dirigida por Luís Rufo no Teatro Garcia de Resende. Será no Domingo às 18h. Serão interpretadas obras de Haendel, Vivaldi, L. Mozart, Corelli e J. Hook.

Entre os dias 2 e 4 de Janeiro estará no CCB a ópera "La Spinalba Ovvero Il Vecchio Matto" na versão de concerto de Francisco António de Almeida. Sempre às 21h. Os solistas serão Ana Quintans, Joana Seara, João Fernandes, Luís Rodrigues com a Orquestra Os Músicos do Tejo sob a direcção do Maestro Marcos Magalhães.

No Domingo 4 de Janeiro no Salão Nobre do Edifício da Câmara Municipal de Lisboa (Praça do Município) - uma sala lindíssima - temos uma dupla proposta. Em primeiro lugar às 15h um concerto pelos Violinhos dirigidos por Filipa Poejo depois às 17h teremos a Sinfonietta de Lisboa dirigida por Vasco Pearce de Azevedo. A entrada é livre.

Ainda na zona de Lisboa mas precisamente no Colégio dos Maristas de Carcavelos teremos o "Concerto de Ano Novo" com a OCCO e os solistas Paulo Ferreira (tenor) e Liza Veiga (soprano). Serão interpretadas obras de G. Puccini, G. Rossini, J. Strauss, N. Paganini, Fr. Kreisler, J. Offenbach. Será no Domingo às 18h30. A orquestra será dirigida pelo Maestro Nikolay Lalov.

Continuando na zona de Lisboa (Almada para ser preciso) teremos a "Infância de Cristo" de Berlioz pelo Coro Sinfónico Lisboa Cantat e da Orquestra Sinfónica A2M. Será no Domingo às 18h na Academia Almadense. Serão solistas Maria Luísa Freitas (mezzo soprano - Virgem Maria), João Cipriano Martins (tenor - Recitante), Diogo Oliveira (barítono - S. José), Nuno Dias (baixo - Pai de Família). A orquestra será dirigida pelo Maestro Pedro Pinto Figueiredo.

Em Aveiro (Teatro Aveirense) a Orquestra Filarmonia das Beiras dirigida por António Vassalo Lourenço interpretará um "Concerto de Ano Novo" no dia 1 às 18h (daqui a umas horas portanto). Na primeira parte teremos Músicas de Filmes e Musicais da Broadway. A segunda parte será constituída por excertos famosos de operetas e outras peças de Strauss. A entrada é livre. Este concerto repete-se no dia 3 no Teatro José Lúcio da Silva em Leiria às 21:30. Entrada também livre. Repete também no Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha no dia 4 às 16h. Entradas: €7,5.

A Orquestra Sinfónica de Jovens de Santa Maria da Feira estará no Europarque também para um "Concerto de Ano Novo" no Domingo dia 4 pelas 18h. Serão dirigidos pelo Maestro Paulo Martins num programa composto pelas obras de Tchaikovsky "Suite Lago dos Cisnes Op. 20a"; "Suite Quebra Nozes Op. 71a" de que temos estado a falar no nosso blog.

Mais uma orquestra de jovens (com idades entre os 13 e 25 anos) a "Momentum Perpetuum" estará na Casa da Música do Porto também para um concerto de Ano Novo hoje Quinta-feira às 18h. A orquestra será dirigida por Martin André. Entradas: €12. Serão interpretadas obras de Hector Berlioz, Enrique Granados, Richard Wagner, Jean Sibelius, Joaquin Turina e Samuel Barber.

Ainda na Casa da Música do Porto mas no Domingo 4 de Janeiro pelas 18h João Bettencourt da Câmara oferecerá um Recital de Piano com um programa que inclui obras de Beethoven, Brahms e Schumann.

Em Gaia (no Auditório Municipal de Gaia) no dia 3 pelas 21:45 estará a Orquestra Per Cordare e Coro dos Pequenos Cantores de Coimbra também num concerto de "Ano Novo" sobre a direcção do Maestro João Costa.

Em vários pontos do país teremos um recital intitulado "Concerto de Ano Novo - Gala Lírica". Serão interpretadas obras de Mozart, Verdi, Saint Saëns, Puccini, Offenbach, Lehár e Lloyd-Webber. O elenco é composto por Mónica Pais (soprano), Marina Pacheco (soprano), Nádia Fidalgo (mezzo-soprano), Ema Viana (mezzo-soprano), Francisco Reis (tenor), José Corvelo (barítono) acompanhados ao piano por Melissa Fidalgo.

Poderão assistir a este recital nos seguintes locais:

1 de Janeiro: Teatro de Vila Real : 17h
3 de Janeiro: Teatro Municipal de Bragança : 16h
8 de Janeiro: Centro Cultural de Chaves : 21h30

Os preços variam segundo os locais.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Oportunidades na Amazon