Image by amaneiro via Flickr
Tinha nessa altura 9 anos. Estava na quarta classe. Hoje muitos dos jovens com esta idade não fazem a mínima ideia do que é não viver em liberdade. Tomam-na por um dado adquirido. Aliás nem conseguem conceber o que seria a sua ausência.A bem dizer alguns dos leitores deste blog, os mais novos também estarão longe de perceber do que estou a falar.
Eu próprio já não me lembro de muito. Lembro-me da felicidade do meu pai. Lembro-me da policia politica à porta. Lembro-me das fotografias retiradas das salas de aula. Lembro-me das conversas em casa da família da minha mãe (francesa) e das palavras que utilizavam para qualificar o nosso país. Lembro-me da diferença que senti entre as minhas duas pátrias.
A liberdade é um bem sem preço, sem discussão mas que nunca pode ser tomada por adquirida. Tanto mais que nos ensina a história que é nestas ocasiões de crise em que nos encontramos que as soluções simplistas e populistas autoritárias mais florescem.
25 de Abril Sempre !
eu tinha 11 mas tenho saudades do espírito de abril que animava este povo.
ResponderEliminarSim, sempre!
ResponderEliminarÀs vezes penso que é bom nós não sabermos o que é viver em ditadura por ainda não existirmos nessa época. Mas é como diz, os tempos de crise e instabilidade podem levar a que se ache natural abdicar da liberdade. Tento dar um contributo à minha escala para que tal não volte a acontecer no nosso país. Veremos o que o futuro nos reserva :)
ResponderEliminarEu tinha 11 anos. Lembro-me desse dia com a clareza que o próprio dia teve. Uma quinta-feira de céu muito azul.
ResponderEliminar:)
Eu só nasci uns anos depois... A liberdade é um bem precioso demais para se abdicar. Crises vêem e vão... Por vezes estamos de tal maneira agarrados aos bens materiais que nos esquecemos de viver. Afinal, "what separates us from the animals"?
ResponderEliminar