sábado, 4 de abril de 2009

Os concertos de Piano da nossa preferência

Posso desde já dizer-vos que assim que terminar a eleição do concerto de violino deste blog e depois de festejarmos devidamente a vitória ... do vencedor ... :-) passaremos de imediato ao (segundo :-)) grande instrumento solista: O Piano.

Pronto amigos pianistas isto é a brincar, esqueçam o que está entre parênteses e ficaremos todos felizes. Eu até estou a aprender a tocar piano, e isto é a sério não é uma brincadeira ...

Bom o meu problema é que quando neste outro blog que infelizmente tive de abandonar por manifesta falta de tempo tentei listar apenas 20 concertos de piano não consegui seleccionar entre os 26 que vêm na lista ... Podem dar-me uma ajuda ? Podem também dar-me simplesmente a vossa lista ou indicar-me outras listas já existentes ... Toda a ajuda é muito bem vinda.

Pianoman ? Quais suprimiria e quais adicionaria ?

Não se esqueçam que este blog pretende ser introductório à Música Clássica ... Assim no nosso critério tentemos evitar obras "mais dificeis" ...

Bom aqui fica o pedido de ajuda ... Comentem à vontade !

5 comentários:

  1. A lista do outro blogue parece-me bem.
    Eu sugeria apenas que se incluísse apenas 1 concerto por compositor, fazendo talvez uma pequena excepção a Mozart (incluindo 2) devido à sua extensa produção e qualidade. Talvez o No.20 e 24?
    Assim, dos 2 de Chopin, eu incluiria apenas 1 (o 1º) e (que dor no coração) dos 5 de Beethoven escolheria o 5º, pela sua maior divulgação apenas. De Rachmaninoff apenas o 2º, de Liszt apenas o 1º, etc...
    Na mensagem seguinte posso enviar então a minha sugestão de lista.

    ResponderEliminar
  2. Haydn - Hob.XVIII:11 (Ré Maior)
    Mozart - 20 e 24
    Beethoven - 5
    Chopin - 1
    Mendelssohn - 1
    Liszt - 1
    Schumann
    Brahms - 1
    Grieg
    Tchaikovsky - 1
    Rachmaninoff - 2
    Ravel (em Sol)
    Prokofiev - 3
    Shostakovich - 1
    Bartók - 3

    Aqui deixo, assim, uma lista com 16 concertos que pode ser completada com algum que seja "imprescindível". Eu até sugiro o 3º de Beethoven que me está aqui a doer o coração por o ter deixado de fora...e o 4º...pois...ok. Isto é mesmo difícil. Pode sempre introduzir, por exemplo, o Gershwin e o Saint-Saëns que eu retirei. Outras possibilidades são: Vianna da Motta, Villa-Lobos, Kabalevsky, entre muitos outros.

    A lista foi feita tendo em conta o que o Fernando pediu: evitar obras "mais difíceis".

    ResponderEliminar
  3. Eu, pessoalmente, iria para o Concerto em Ré menor BWV 1052 de Bach, Concerto em Sol de Ravel, Concerto N.º 3 de Bartók e o Concerto N.º 3 de Bomtempo.

    ResponderEliminar

Oportunidades na Amazon