sexta-feira, 8 de maio de 2009

Haydn - Concerto para piano nº 11 em Ré Maior

Não se esqueçam que este concerto será transmitido hoje à noite na nossa rádio preferida, a Rádio CRS às 22h. Não percam, porque este concerto é fantástico !

Haydn contrariamente a Mozart nunca foi um grande pianista. Talvez por isso dos doze concertos para piano que compôs apenas quatro foram editados com Haydn ainda em vida sendo este o segundo desses concertos. Composto entre 1780-1783 foi estreado em Paris em 1784.

É no entanto sobejamente conhecida a admiração que Mozart sentia por Haydn admiração essa que aliás era correspondida. Este concerto de Haydn foi sem dúvida um dos que mais terá influenciado Mozart no posterior desenvolvimento da forma.

Trata-se de um concerto em Ré Maior numa forma clássica em três andamentos a que nem o facto já referido de Haydn não ser pianista retira o incontestável brilho .

Dos três andamentos o ultimo (Rondo all'Ungarese) é sem margem para dúvidas o mais (re)conhecido sendo baseado numa dança Bosnia/Dalmata . O primeiro andamento com dois temas explorados primeiro pela orquestra e depois pelo solista é profundamente clássico na sua concepção (Vivace) embora o desenvolvimento do segundo tema seja pouco profundo. O segundo andamento (Un poco adagio) é essencialmente uma longa linha melódica explorada pelo solista.

2 comentários:

  1. Fernando: Harpsicórdio ??
    hehehe.

    Nunca tinha ouvido tal termo.
    Se é a tradução de "harpsichord", então deverá ser "Cravo".

    Mesmo assim, não considero que "Cravo" seja o termo adequado para este concerto. Talvez se pudesse usar o termo "Teclado" porque este concerto foi composto claramente para Piano, mas pode ser tocado em Cravo também.
    Foi composto perto de 1780, penso, e isso faz com que já existissem pianos há cerca de 70 anos.

    A existência de indicações de dinâmica na partitura do concerto também é um bom indício da intenção "pianística".

    ResponderEliminar
  2. Sim foi uma tentativa de tradução "a la lettre" :-) era para ter verificado e depois esqueci-me.

    Vai passar a piano embora a literatura que consultei nenhuma utiliza essa designação.

    ResponderEliminar

Oportunidades na Amazon