quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Robert Schumann - As obras orquestrais

Continuando com Schumann mas agora mudando completamente de registo iremos abordar durante alguns posts as obras orquestrais deste compositor. Nesta fase vamos apenas falar das obras sinfónicas isto é aquelas que não têm qualquer instrumento solista: o solista é a orquestra, por assim dizer.

Trata-se de um género que Schumann explorou relativamente pouco já que compôs apenas 4 sinfonias (e uma quinta incompleta) e quatro aberturas.

A primeira destas obras, a Sinfonia nº1 Op. 38 em Si Bemol intitulada "Primavera" foi composta em 1841 sendo o papel de Clara Schumann relevante nessa primeira tentativa de Schumann no género. Não se sabe se foi apenas por influência de Clara que Schumann decidiu fazer esta tentativa mas é óbvio que pelo menos uma parte da responsabilidade lhe é devida.

A segunda sinfonia Op. em Dó foi composta entre 1845 e 1846 enquanto a Terceira em Mi Bemol foi composta em 1849. A quarta e ultima sinfonia em  completa foi composta também em 1841 mas revista em 1851 sendo das quatro a mais conhecida.

1 comentário:

Oportunidades na Amazon