segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Charles Gounod (1818 - 1893)

Continuando a percorrer a lista de alguns outros compositores do período romântico de que ainda não falamos encontramos Charles Gounod. Na verdade "não falamos" não corresponde bem à verdade dado que por algumas vezes referimos a sua Avé Maria nomeadamente num post sobre Bobby McFerrin.

Charles Gounod nasceu em Paris a 17 de Junho de 1818 filho de uma pianista (o pai era pintor). A mãe aliás foi a sua primeira professora antes do seu ingresso no Conservatório de Paris. Gounod viria a vencer o Prémio de Roma em 1839 o que lhe permitiu hospedar-se na cidade eterna e aí estudar Palestrina mas também Lully, Gluck e Mozart.

A obra de Gounod não sendo totalmente dedicada às obras sacras contém não obstante um grande número de composições desse tipo o que é facilmente justificado pela sua intensa fé que não deixa de ter semelhanças com Bach. É de referir aliás que quando Gounod estudou o Cravo bem Temperado passou a considerar essa obra de Bach como o guia definitivo de como aprender piano. Curiosamente o hino do Estado do Vaticano é uma composição de Gounod. Das obras sacras temos de realçar a "Messe solennelle de Sainte-Cécile" de 1855 e Mors et Vita - trilogie sacrée de 1884. Isto claro para além do já referido Avé maria que compos juntando uma melodia a um prelúdio de Bach como já explicamos.

Embora tendo composto obras orquestrais puras (duas sinfonias e uma dezena de peças para várias formações de música de câmara) o outro género em que se distinguiu foi sem dúvida a ópera em particular Fausto (1859) e Romeu e Julieta (1867). É desta ultima obra que seleccionamos uma ária interpretada por Anna Netrebko - Je veux vivre.

Charles Gounod faleceu em Saint Cloud a 17 de Outubro de 1893.

1 comentário:

  1. Gosto muito de Gounod. Toda vez que escuto a Ave Maria interpretada em algum casamento eu choro, para mim é a melhor Ave Maria.

    ResponderEliminar

Oportunidades na Amazon