domingo, 12 de setembro de 2010

Lista de 100 Obras de Música Clássica (para principiantes mas não só)

Por sugestão do nosso leitor Geocrusoe fizemos duas alterações na lista das 100 melhores obras de música clássica para principiantes (e não só). Adicionamos Die Schöne Mullerin que fica muito bem ao lado de Winterreise e substituímos as Sonatas para Piano pela Sinfonia Incompleta nº8. Todas estas obras de Schubert. As restantes sugestões do nosso leitor não encontraram ainda o caminho para a presença nesta selecta lista pese a sua enorme qualidade e relevância musical.

Veremos no futuro porque como vos disse esta lista está ainda a ser afinada e aberta às vossas contribuições.

3 comentários:

  1. Iniciativa louvável e impossível de realizar a contento de todos.
    Concordo com quase tudo e não me atrevo a sugerir nenhuma obra, porque isso implicaria o retirar de outra obra-prima certamente.

    A minha sugestão é de outro nível:
    Porquê incluir ópera nesta lista? acho que deveria ser feita ou uma lista à parte para a ópera, ou então retirá-la desta.
    A ópera é um género à parte quanto a mim e por si só ela daria uma lista de 100 obras.

    ResponderEliminar
  2. Óptima sugestão do Geocrusoe.
    Die Schöne Mullerin fica muitíssimo bem ao lado de Winterreise.

    ResponderEliminar
  3. @Pianoman: Sem dúvida impossível. Porquê adicionar a ópera? é uma boa questão e concordo que só por si daria uma outra lista, mas a intenção é mesmo ter uma lista com tudo e a ópera apesar de ser um género diferente tem para mim mais em comum do que diferenças. Isto dito haverá sem dúvida listas só para géneros específicos, incluindo a ópera. Uma outra razão é que lista de ópera de certa forma já temos uma , embora mais reduzida.
    @ematejoca: Fica não fica?

    ResponderEliminar

Oportunidades na Amazon