sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Era uma vez um ano mau

Era uma vez um ano mau que dificilmente poderia ter sido pior. Vai ser a vez do novo ano que se espera que pelo menos não seja pior. Na minha mensagem de Natal que enviei a alguns amigos dizia que para isso bastaria que nos desse a oportunidade de sermos pessoas melhores.

Juntei nesse texto uma parte do poema Mensagem de Fernando Pessoa, poema que aliás recomendo a todos para esta passagem de ano. Em particular uma das partes desse poema no todo genial mas com algumas estrofes que estão para além de qualquer descrição em prosa e que contém uma frase que utilizo frequentemente quando me dizem que determinada acção não vale a pena face à dimensão do problema em consideração.

Ó mar salgado, 
quanto do teu sal 
São lágrimas de Portugal! 
Por te cruzarmos, 
quantas mães choraram, 
Quantos filhos em vão rezaram! 
Quantas noivas ficaram por casar 
Para que fosses nosso, ó mar! 
Valeu a pena? 
Tudo vale a pena 
Se a alma não é pequena. 
Quem quer passar além do Bojador 
Tem que passar além da dor. 
Deus ao mar o perigo e o abismo deu, 
Mas nele é que espelhou o céu.

Esse meu email não tinha música mas neste blog não posso deixar de vos fazer uma sugestão de Ano Novo. É difícil encontrar algo que não destoe da intensidade de Fernando Pessoa. Depois de reflectir resolvi fazer-vos uma dupla sugestão. A mesma obra ouvida aqui neste blog e a sugestão para a ouvirem ao vivo.

Esta obra tem obviamente alguma coisa a ver com o propósito da Mensagem embora num domínio totalmente diferente, mais romântico diríamos. Foi composta para conquistar o coração da bem amada. O inicio da idée fixe e pronto agora os mais versados já sabem o que vos estou a propor. Aqui fica para passarem o Ano em boa companhia. A Sinfonia Fantástica de Berlioz. Quanto ao resultado bem a verdade é que a bem amada não quis assistir à estreia. Depois de alguma insistência lá o fez conheceu Berlioz e aceitou casar com ele. Quanto à felicidade enfim as opiniões dividem-se, certo é que se divorciaram nove anos depois.





No que diz respeito ao convite para irem ver ao vivo bem será mais para quem esteja perto de Lisboa - as minhas desculpas aos nossos leitores de outros países e continente, estou seguro que esta obra se interpretará algures perto de vós mas infelizmente não tenho forma de conseguir saber datas e locais - mas para quem se possa deslocar a Lisboa poderemos ouvir esta obra ao vivo na Gulbenkian pela Orquestra Gulbenkian dirigida por Thomas Adés o que só por si seria interessante.

Já agora para quem deseje um programa para o fim do dia 31 e numa recomendação 100% portuguesa sugiro na RTP 1 a transmissão em directo da Igreja de São Roque do Te Deum (1769) de João de Sousa Carvalho, às 17h. Nem proponho ao vivo porque está esgotado ...

Era uma vez um ano mau que acaba, vai ser a vez do Ano Novo que vai ser melhor meus amigos. Vai ser melhor porque sei que todos vamos tentar e logo ...

7 comentários:

  1. Vamos a isso, Fernando. Para pior já basta assim...

    MUITO bom 2012, e em particular que seja um bom ano musical ! Boa escolha, a Novo Mundo.

    Mário

    ResponderEliminar
  2. Queria dizer, a Fantástica... vejo que também aderiu a Berlioz... desculpe a gaffe, estou a acabar mal o ano :(

    Mário

    ResponderEliminar
  3. ¿Què hi tinc jo a veure, digueu-me homes,
    amb les espases i les batalles?
    L'única estrella que prenc per guia
    és la del gaudi i de la música.
    Feliç any 2012!!

    ResponderEliminar
  4. Que em 2012 possas concretizar muitos dos teus projectos e que ele venha bem menos farrusco do que o pintam.
    Um grande abraço!

    ResponderEliminar
  5. O ano novo vai ser bom, e se tentar não o ser, cá estaremos para o meter na ordem ;)
    Um bom 2012!

    ResponderEliminar
  6. Tal Web site informativo! Graças grandes! Obrigado por um bom tempo visitando www.guiadamusicaclassica.blogspot.com. É realmente um prazer compreensão de um site como esse cheio de informação legal. Muito obrigado!

    ResponderEliminar
  7. Mario: É isso. Para pior já basta. Quanto a Berlioz eu já estou rendido há muito, aliás tenho cá em casa um doutrinador severo :-)
    mfc: obrigado, também o espero. Já fiz a minha lista - não de desejos - mas de projectos que espero realizar este ano ... espero que os consiga concretizar.
    lalage: meter na ordem ou na desordem consoante a necessidade :-)
    Anónimo: obrigado ...
    Carmen: Confesso que tive de recorrer à tradução mas mesmo assim ainda me ficou o mistério de uma parte do Catalão para resolver ... mas sim Gaudi e música são mesmo estrelas que nos guiam e quanto a um feliz ano de 2012 estamos entendidos. Do resto, dos homens e das batalhas terei de esperar por um especialista em catalão que nos explique ... Obrigado mesmo pela mensagem e pela visita!

    ResponderEliminar

Oportunidades na Amazon