Foram hoje anunciados os prémios da Gramophone para 2013. Porque é sempre uma ocasião para relembrar excelente música e uma forma de nos reconciliarmos com a gravação (Mário este post quase que lhe é dedicado :-)) aqui fica a Lista de prémios com links para interpretações dos interpretes premiados nas obras premiadas embora eventualmente em outras gravações.
Dividimos este post em três partes que vamos publicar entre hoje e amanhã porque um único post seria demasiado longo.
Vocal Barroco
Motets de Bach pelo Coro Montverdi dirigido por John Eliot Gardiner
Instrumental Barroco
Conjunto de peças para Cravo de vários compositores interpretadas por Andreas Staier. O video que vos proponho neste caso inclui o CD completo premiado chamado " ... pour passer la Mélancolie" . Se gostarem recomendo obviamente que comprem o disco que merece as cerca de 12 Libras que custa por exemplo na Amazon.
Música de Câmara
Sonatas para violino e piano de Bela Bartok por Barnabás Kelemen no Violino e Zoltán Kocsis no piano . Infelizmente neste caso não consigo encontrar estas obras interpretadas por estes músicos por isso terei que vos mostrar os músicos numa outra interpretação de Bartok (Danças Romenas) e depois as Sonatas por outro interprete. Primeiro os dois músicos.
E agora uma das Sonatas numa interpretação de Oistrakh no Violino e Bauer no Piano.
Coral
Os Apóstolos de Elgar numa interpretação do Coro e Orquestra de Hallé dirigido por Sir Mark Elder . Também neste caso tenho de vos propor a obra e os interpretes em situações diferentes. Desta vez começo com a obra.
E agora os interpretes numa outra obra de Elgar - O sonho de Gerontius.
Gardiner merece inteiramente. E sim, já o ouvi ao vivo, electrizante em Mendelssohn.
ResponderEliminarO resto não conheço ou não gosto (Bartok, esse Elgar).
Obrigado pela menção, Fernando :)
Já vi que o Kaufmann também leva prémio, mas se o merece não é por esta gravação chata de Verdi.
Este ano, sinceramente, os Gramophone não me entusiasmam nada.