terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Beethoven - Quartetos para cordas Op. 18 (nº1)

Hoje vamos voltar as peças para cordas mais especificamente aos quartetos para cordas incluídos no Op. 18 compostos entre os anos de 1798 e 1800.

Confesso que a razão pela qual escolhi hoje esta peça é essencialmente porque o meu filho a está a aprender uma delas e quis ver se encontrava uma execução que pudesse servir de modelo. Na verdade encontrei uma excelente, mas sobre isto falaremos daqui a pouco.

O Op. 18 é composto por seis composições todas para dois violinos, viola e violoncelo. Foram compostos para satisfazer uma encomenda do Prince Lobkowitz patrão do violinista Karl Amenda, amigo de Beethoven.

O quarteto nº1 em Fá Maior que vos vou mostrar hoje - e que é o tal de que andei à procura - tem quatro andamentos. O quarteto segue a organização normal da forma sonata. O primeiro andamento (Allegro con brio) pode ser ouvido aqui, tal como os restantes numa interpretação excelente do quarteto Alban Berg. Podem ouvir o segundo andamento (Adagio affettuoso ed appassionato) aqui, o terceiro andamento (Scherzo: Allegro molto) aqui e finalmente o quarto andamento (Allegro) aqui.

E estamos quase, quase, a iniciar a nossa viagem pelas nove sinfonias de Beethoven ...

2 comentários:

  1. Se me permite um pequeno comentário, a frase "...tem quatro andamentos que seguem a organização normal da forma sonata." pode ser algo confusa, pois pode parecer que quer dizer que cada andamento está em Forma-Sonata (escrevo assim para diferenciar da forma da Sonata) o que não é verdade. Penso que o que quer dizer é que o Quarteto tem os andamentos "normais" que deveria ter um Quarteto de Beethoven composto nesta altura, ou seja Rápido (Allegro)-Lento-Scherzo (substituindo o Minueto)-Finale (Allegro, podendo ser um Rondo).

    ResponderEliminar
  2. Ora bem claro que mais uma vez o nosso atento leitor Pianoman tem razão. Irá ser imediatamente corrigido.

    ResponderEliminar

Oportunidades na Amazon