Voltamos por instantes ao Barroco. Na verdade perguntava-me a Agnes, uma nossa leitora, sobre esta obra que se encontra muitas vezes identificada como sendo de Pergolesi.
Na verdade esta obra apesar de ser muitas vezes lhe ser atribuída é mais provável ser da autoria de Alessandro Parisotti (1853-1913) como por exemplo se pode encontrar referido na minha referência para estes casos, a enciclopédia Grove Music. Por vezes também atribuída erradamente a Vivaldi.
Não faz parte de nenhuma ópera e como lhe disse é da autoria de Parisotti apesar de na maioria dos sites ir encontrar a referência a Pergolesi. Como acontecia muitas vezes no século XIX este facto deveu-se a Parisotti ter incluído num livro que publicou (Arie antiche: ad una voce per canto e pianoforte que rapidamente se tornou uma referência no ensino) esta aria atribuindo-a a Pergolesi (quando na verdade lhe pertencia).
Para ouvirem esta aria, belíssima de qualquer forma, recomendo a Cecilia Bartoli aqui.
Olá Fernando,
ResponderEliminarestou aqui novamente! Mas dessa vez eu gostaria de saber se você tem a tradução dessa peça, porque infelizmente eu não sei italiano. Na verdade quero fazer um estudo em cima dessa peça e para isso preciso da tradução.
Agradeço antecipadamente,
Agnes!
meu contato: ag.grininger@hotmail.com