sexta-feira, 25 de abril de 2008

"Se tu m'ami, se sospiri" supostamente de Pergolesi

Voltamos por instantes ao Barroco. Na verdade perguntava-me a Agnes, uma nossa leitora, sobre esta obra que se encontra muitas vezes identificada como sendo de Pergolesi.

Na verdade esta obra apesar de ser muitas vezes lhe ser atribuída é mais provável ser da autoria de Alessandro Parisotti (1853-1913) como por exemplo se pode encontrar referido na minha referência para estes casos, a enciclopédia Grove Music. Por vezes também atribuída erradamente a Vivaldi.

Não faz parte de nenhuma ópera e como lhe disse é da autoria de Parisotti apesar de na maioria dos sites ir encontrar a referência a Pergolesi. Como acontecia muitas vezes no século XIX este facto deveu-se a Parisotti ter incluído num livro que publicou (Arie antiche: ad una voce per canto e pianoforte que rapidamente se tornou uma referência no ensino) esta aria atribuindo-a a Pergolesi (quando na verdade lhe pertencia).

Para ouvirem esta aria, belíssima de qualquer forma, recomendo a Cecilia Bartoli aqui.

1 comentário:

  1. Olá Fernando,

    estou aqui novamente! Mas dessa vez eu gostaria de saber se você tem a tradução dessa peça, porque infelizmente eu não sei italiano. Na verdade quero fazer um estudo em cima dessa peça e para isso preciso da tradução.

    Agradeço antecipadamente,
    Agnes!
    meu contato: ag.grininger@hotmail.com

    ResponderEliminar

Oportunidades na Amazon