terça-feira, 19 de agosto de 2008

Berlioz - Sinfonia Fantástica Op. 14 (Terceira Parte)

Segundo Berlioz este foi o andamento que menor sucesso teve na data da estreia. Dizia ele que tinha suscitado poucas reacções.

Na folha de programa escrita pelo próprio (veja aqui para mais informações) dizia:

"Encontrando-se uma noite no campo ouve ao longe dois pastores que cantam. Este duo pastoral, o local, o ligeiro rumor dos ramos docemente agitados pelo vento, algumas razões de esperança que construiu recentemente tudo contribui para tornar o coração do nosso jovem mais calmo e dar uma cor mais alegre às suas ideias. Reflecte então sobre a sua solidão. Espera não estar só por muito mais tempo ... Mas e se ela o engana ? Esta mistura de esperança e de receio, as ideias de felicidade perturbadas por alguns pressentimentos sombrios formam o tema deste Adagio. No fim um dos pastores retoma o canto. O outro já não lhe responde ... Ruído ao longe do trovão ... Solidão ... Silêncio ...."

Este Adagio é claramente inspirado da Sexta Sinfonia de Beethoven igualmente em Fá Maior e igualmente passada "no campo".

Pode ouvir aqui uma parte deste terceiro andamento com a NBC Symphony Orquestra dirigida por Bruno Walter.

1 comentário:

  1. Caro Fernando
    Obrigada por ter passado no meu ciber-espaço. Para retribuir passei no seu (má ideia), porque fiquei mais uma vez a saber porquê é que um delo dia me disseram que eu só gosto dps clássicos pimba. È que, os meus gostos e conhecimentos andam mais para os lados do Minueto de Boccherini, cavalgada das Valkirias, avé-Maria de Bach, requiem de Mozart e coisas afins. Está a ver ? Pois ..
    Parabéns pelo seu blogue!

    ResponderEliminar

Oportunidades na Amazon