domingo, 14 de setembro de 2008

As pesquisas interessantes da semana

Numa altura em que faltam 10 horas para a votação acabar a escolha neste momento recai sobre Brahms mas pela mais curta das margens. Apenas um voto ! 14-13 ! Mesmo Schumann não está longe com 10 votos ... Ainda vão a tempo de fazer lobby.

vídeos de músicas de andamentos lento : A escolha é dificil dado que existiriam milhares de possibilidades ... A escolher um andamento lento vou dar a hipótese entre a Marcha Fúnebre da terceira de Beethoven e o Adágio da Sétima de Beethoven.

violoncelo disse : Sim tinha prometido. Ainda hoje vai haver um post só sobre o instrumento e algumas das minhas peças preferidas para o mesmo.

telemann principais obras : Podem começar por aqui . Depois podem utilizar a caixa de pesquisa para encontrar todos os posts que fizemos sobre este compositor.

o que e "strings" na musica : A palavra inglesa strings significa cordas e diz normalmente respeito aos instrumentos de corda friccionada (violino, viola, violoncelo, contrabaixo, ...)

o que significa musica erudita ? : É um sinónimo de "Música Clássica". Utiliza-se por se pensar erradamente que apenas quem possui erudição pode entender e gostar de música clássica
musicas de leonard bernstein : Bem este tema fica para um post posterior. Uma das nossas promessas ...

como comportar concerto de música clássica: Bem, fazer silêncio, não se mexer na cadeira mais do que o razoável, não aplaudir entre os andamentos de uma peça (ter um programa é uma boa ideia), de uma forma geral evitar perturbar o ambiente criado pela música, se tiver MESMO que tossir o meu conselho é esperar por uma parte mais "forte" da música

caixa de musica do filme lagoa azul : Já tinha respondido a esta questão aqui . Assim segundo este site a composição em causa é o Nocturno Op.9 nº2 de Chopin que podem ouvir aqui.

"há qualquer coisa certa neste mundo"
"fim da música clássica" : Há sempre algumas pesquisas que me deixam intrigado. Esta semana foram estas duas ... Sim há qualquer coisa certa neste mundo e quanto ao fim da música clássica como dizia o outro "as noticias da sua morte foram grandemente exageradas.

2 comentários:

  1. Em relação ao termo "música erudita", permita-me que discorde (cordialmente).
    Eu penso que a palavra erudita se refere mais à música (ao seu tipo, processos e recursos composicionais, etc.) e não ao facto de quem a ouve ser mais erudito ou não e utiliza-se apenas para que não haja confusão com a palavra Clássica que pode ser utilizada também quando nos referimos à música do PERÍODO Clássico.

    ResponderEliminar
  2. Sim é verdade que diz respeito à música em si e é verdade que utiliza para evitar a confusão que refere aliás como já havia sido referido neste blog ... Porém eu pessoalmente acho que não há forma de que esse qualificativo não passe da música para quem a ouve, razão pela qual discordo de uma interpretação estrita. Ah! O que seria o mundo sem discordâncias :-) :-) Discorde sempre , acho óptimo!

    ResponderEliminar

Oportunidades na Amazon