sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Brahms ( 1833 - 1897) - Uma Biografia (Quarta Parte)

Este post é a quarta parte da biografia de Brahms. Pode ler a terceira parte aqui.

Teríamos de esperar apenas mais alguns anos mais precisamente até 1883 para ouvirmos a terceira sinfonia que seria publicada no ano subsequente.

Tinha entretanto publicado também o segundo concerto para piano dedicado a Eduard Marxen que inova bastante na forma do concerto aliá na linha do que já o primeiro tinha feito.

Em 1885 estreia a sua quarta e ultima sinfonia que é uma obra absolutamente notável do ponto de vista da composição nomeadamente o quarto andamento. Será também a ultima obra que Brahms ouviria dado que tendo esta sido tocada por ocasião do seu aniversário a 7 de Maio de 1897 viria a falecer uns dias depois.

Em 1886 é condecorado mais uma vez quando o Imperador da Alemanha o nomeia Cavaleiro da Ordem pelas Artes e Ciências. Nesse mesmo ano a Academia das Artes em Berlim nomeia-o membro "externo".

Em 1888 estreia o concerto para violino e para violoncelo, uma forma que tinha estado adormecida durante muito tempo e que Brahms recupera de forma notável. Nesse mesmo ano são publicadas as Op. 99 e Op. 100.

1 comentário:

Oportunidades na Amazon