sábado, 31 de janeiro de 2009

Haydn - Os concertos para violino

Estou a escrever este post literalmente ao mesmo tempo que estou a ouvir no quarto ao lado o meu filho a estudar precisamente um destes concertos de Haydn. Este post insere-se na série de posts que estou a escrever por ocasião do 200º aniversário do falecimento de Haydn.

Haydn escreveu 4 concertos para violino dos quais apenas 3 chegaram aos nossos dias e nenhum no documento original. Destes concertos há pelo menos 2 que são relativamente conhecidos dado que fazem parte dos métodos de ensino e do reportório para esse efeito de alguns métodos, entre os quais o método Suzuki de que falámos há uns dias.

O Concerto nº 1 em Dó Maior Hob VIIa/1, que é aquele que estou a ouvir em som de fundo enquanto escrevo, e que foi composto numa data que pode variar entre 1760 e 1765 e de que vos proponho ouvir o primeiro andamento por Joshua Bell (uma das grandes promessas de jovens violinistas da actualidade) aqui. Já agora proponho-vos que ouçam uma outra versão por Pinchas Zukermann aqui e me digam qual preferem. Temos aqui uma quesilia familiar dado que eu prefiro o segundo enquanto o meu filho (que entretanto veio ter comigo) prefere o primeiro ...

A propósito dos outros concertos de Haydn para violino gosto especialmente do Concerto nº4 em Sol Maior (Hob VIIa/4) composto em 1769 (?) de que vos proponho ouvir aqui uma versão do ano passado do segundo andamento, continuando em família com o meu filho ... Não foi propriamente perfeito mas numa audição às vezes os nervos levam a melhor. Este andamento para mim é lindíssimo e o meu preferido de todos os concertos de Haydn. Oiçam aqui uma outra versão de um violinista Hungaro. Neste caso não há dúvida e a familia prefere unanimente a primeira versão !

3 comentários:

  1. Pessoalmente prefiro Joshua Bell.Interpretação menos romantizada e mais aproximada ao estilo da época,embora considere Zukermann excelente violinista e violetista mas extremamente convencido e antipático.
    Concerto em SolM de Haydn é sem dúvida o meu preferido.Os concertos de Haydn para violino parecem fáceis,mas...enganam!
    Votos de continuação de muito estudo e muita perseverança para o seu filho .Nunca desistir, porque mais tarde ou mais cedo ,os resultados desse estudo acabam por aparecer.

    ResponderEliminar
  2. parabéns! e no ano de Haydn!


    um blog q descobri hoje e de que vais gostar:

    http://letradeforma.blogs.sapo.pt

    ResponderEliminar

Oportunidades na Amazon