segunda-feira, 20 de abril de 2009

As 10 pesquisas mais interessantes da semana #14

1. concerto grosso : Definimos este tipo de concerto aqui. Embora tenham existido vários compositores que no período barroco tenham praticado esta forma com sucesso é sem dúvida com Corelli que esta forma atinge o seu expoente máximo.

2. biografia de henry purcell : Já falámos deste compositor aqui , possivelmente o maior compositor Inglês.

3. oitava sinfonia de Beethoven : Não sendo uma das mais conhecidas, perdendo em popularidade para a terceira, quinta, sétima ou nona, não deixa de ser uma obra fantástica. Aliás quando fizermos a votação para a melhor sinfonia a questão vai mesmo ser quantas sinfonias de Beethoven excluir. Falamos desta sinfonia aqui utilizando como referência

4. a morte e a donzela +schubert : Obra de Schubert, Quarteto para cordas num tom globalmente sombrio composto logo após o compositor ter sabido a natureza do mal que o afligia: A sífilis. Falamos desta obra aqui.

5. "david oistrakh" "lev oborin" "beethoven" "blogspot' : Bem houve um post em que falamos em simultaneo destes três primeiros nomes. Foi a propósito da sonata Primavera de beethoven em que propusemos uma interpretação desta dupla fabulosa. Leiam esse post aqui.

6. hideaki oshiro : Pianista Janponês, laureado do concurso Viana da Motta e que toca regularmente em Portugal, pelo menos numa das vezes fizemos referência aqui neste blog. Vejam no blog Lapsos de Tempo uma fotografia do pianista.

7. "o que é música clássica" : Tentamos uma primeira definição aqui. Não estamos ainda satisfeitos com a definição encontrada e por isso tentaremos melhorar.

8. accardo blogspot bach : Salvatore Accardo é um violinista e maestro Italiano que por acaso não estava na nossa lista de violinistas nem da de maestros. Nasceu em 1941 em Turim (Itália). É muito conhecido precisamente pelas suas interpretações de Bach.

9. antonio ferreira nccm : Pianista de quem recomendamos a visita ao seu site oficial. Algumas recomendações interessantes para próximos concertos que irão figurar certamente nas nossas sugestões de quinta-feira.

10. onde trabalhou claudio monteverdi : Falámos aqui de Claudio Monteverdi. Essencialmente trabalhou na sua cidade Natal Cremona e em Veneza onde viria a falecer.

Uma décima primeira pesquisa extra, um pequena prenda ...

11. kathleen kulhman : Mezzo Soprano americana nascida em 1950. Embore cante peças de várias fases do reportório clássico, desde o barroco ao romântico, o seu protagonismo foi adquirido na interpretação de obras do Barroco.


Reblog this post [with Zemanta]

1 comentário:

  1. O António Ferreira tem feito um trabalho muito meritório no seu programa na Antena 2 "Prata da Casa". Não estou a fazer publicidade. Ouçam o programa, que se encontra disponível em podcast. Confesso que, apesar de conhecedor de música portuguesa, alguns programas têm sido para mim uma revelação. Encontram obras que ombreiam com o que de melhor se fazia na altura por toda a Europa.

    ResponderEliminar

Oportunidades na Amazon