segunda-feira, 4 de maio de 2009

Faleceu Vasco Granja

Li agora mesmo no blog da Moura Aveirense que faleceu Vasco Granja. Diz a Moura Aveirense que ele era o sra. da Pantera Côr de Rosa. E é verdade. Foi com ele que aprendi quem era Fritz Freleng e que até hoje me lembro do nome dele. Foi com ele que aprendi também que a animação podia ser arte. Ele sabia, estou seguro que sabia, que o que nós queríamos mesmo eram os desenhos animados da Pantera Cor de Rosa, do Buggs Bunny e outros ... Mas não era por isso que desistia de nos educar.

Talvez hoje com a guerra das audiências não pudesse passar aqueles filmes de animação do leste europeu ou do Canadá, em plasticina em tela de alfinetes ou em qualquer outra técnica esotérica. Ou talvez pudesse, ou talvez pudesse. Porque dele como de outros comunicadores, de outros professores, nós sorvemos avidamente tudo.

Que descanse em paz, ou melhor que encontre o Buggs Bunny e se entrenham a pertualmente rirem com as suas tropelias, palavra de que tanto gostava.
Reblog this post [with Zemanta]

3 comentários:

  1. É triste, sem dúvida, esta notícia.
    Apesar de tudo ainda sinto algum conforto por ver que hoje o nome dele tem sido associado a bons sentimentos e (aparentemente) é reconhecido.
    Claro que a juventude de hoje não faz ideia quem foi o Vasco Granja, mas isso parece-me ser relativamente normal.
    Eu particularmente lembro-me de ver quase sempre o programa dele e, admito, por vezes lá dizia "mais uns bonecos chatos destes?".
    Mas via o programa. E gostava. E hoje lembro-me de Vasco Granja.
    Obrigado Sr. Granja. A Pantera Cor-de-rosa (a sua filha) também agradece.

    ResponderEliminar
  2. Fiquei tão triste com a notícia... é uma das recordações mais queridas da minha infância.

    ResponderEliminar
  3. Na casa da minha infância, a hora do programa do Vasco Granja era um dos raros momentos em que os meus pais tinham descanso das nossas discussões eternas. Lembro-me em especial de um programa em que ele entrevistou Hugo Pratt e me deu a descobrir o meu adorado Corto Maltese.

    ResponderEliminar

Oportunidades na Amazon