sábado, 13 de junho de 2009

Mendelssohn - As Hébridas

Esta composição foi inspirada pela visita que Mendelssohn fez à Escócia embora claro não tenha sido logo composta na sua totalidade nessa ocasião. Aliás de forma muito engraçada escreveria à sua irmã fanny que a obra cheirava mais agora a contraponto do que a óleo de bacalhau e vento ! Na verdade manter a impressão que a visita lhe transmitiu na música que compunha uma vez desenquadrado do seu ambiente foi uma das maiores dificuldades que Mendelssohn terá sentido.

O Op. 26 embora seja denominado uma "abertura" na verdade é uma obra perfeitamente autonoma que não pretendia ser parte de nenhuma outra composição. Trata-se de uma peça quase impressionista na sua tentativa de transcrever emoções e a paisagem de que são possivelmente um excelente exemplo os acordes iniciais misteriosos e selvagens.

Para ilustrar esta obra escolhemos uma direcção de Pablo Casals que embora incompleta tem o interesse adicional de se poder conhecer a faceta de maestro deste grande músico catalão.






Reblog this post [with Zemanta]

3 comentários:

  1. Fernando..., me perdoe..., correção feita em tempo..., Santo Antônio (que não é o Santo Antônio de Santana Galvão = nascido em Guaratinguetá), também é considerado de Portugal e não de Pádua (Itália, portanto), segundo a própria história de Guaratinguetá, que postei hoje.
    Obrigada,
    Beijos,
    Ana Lúcia.

    ResponderEliminar
  2. Feliz da Escócia que teve essa música, composta por Mendelssohn, inspirada em suas paisagens...
    Imagine olhar para fotos ou ver filmes sobre a Escócia, com o fundo musical de "As Hébridas"... Seria perfeito!!
    Beijos,
    Ana Lúcia.

    ResponderEliminar
  3. Caro Fernando,

    Tenho pena de não ter tempo suficiente para acompanhar o teu blogue como deve ser.
    Sendo a música um dos meus amores é bom vir aqui e aprender sempre tantas coisas.

    Um abraço

    :)

    ResponderEliminar

Oportunidades na Amazon