Aaron Copland é considerado o decano dos compositores americanos e o primeiro com Gershwin a trazer para a música clássica os sons de um país ainda em formação, com a vitalidade e irreverência dos jovens anos.
A terceira sinfonia que se encontra na nossa lista enquadra-se perfeitamente nesta linha. Composta imediatamente após a segunda guerra alguns musicólogos consideram-na a mais significativa sinfonia americana do século XX.
O primeiro andamento (Molto Moderato) é caracterizado pelo contraste entre momentos de calma total com outros de apoteose sonora. Esta característica ondulante repete-se aliás em todos os restantes movimentos. O quarto andamento é especialmente interessante já que contém uma variação de um outro tema muito conhecido de Copland - Fanfarra para o Homem Comum - que é habilmente alterado e integrado com o motivo do primeiro andamento.
Podem ouvir aqui o fim deste quarto andamento que deixa um sentimento de conquista heróica, adequado como dissemos a um hino à construção de um país.
Sem comentários:
Enviar um comentário