quarta-feira, 8 de julho de 2009

As 10 mais interessantes pesquisas da semana (2009 - #29)

Pesquisas Recorrentes
  • Biografia de Cláudio Monteverdi: Leiam aqui uma curta biografia.
  • Biografia de Henry Purcell : Temos efectivamente uma biografia de Henry Purcell no nosso blog. Podem ler aqui.
  • Biografia de Vivaldi : Leia aqui uma biografia com aspectos principais da vida deste compositor do período barroco.
  • Biografia de Jean-Pierre Rampal : Leia aqui uma biografia deste flautista do século 20 que devolveu à flauta o estatuto perdido de instrumento solista.
  • O que é a música clássica: Leia aqui uma resposta possível.
  • O que é um concerto grosso : Leiam aqui uma curta definição com links para alguns exemplos.
  • Sinfonias de Beethoven : Efectivamente analisamos as nove sinfonias de Beethoven recorrendo em parte aos textos de Berlioz. Neste post fizemos uma lista de todos os posts relativos a essas obras.
  • Grandes Maestros : Vejam aqui a lista
  • Grandes Violinistas: Vejam aqui a lista
Pesquisas da Semana
  1. raquel cambournac : Bem foi uma das laureadas do concurso capela de que falámos aqui e também aqui . Tive oportunidade felizmente de a ouvir nessa ultima ocasião numa interpretação muito segura de um dos concertos de Rieding.
  2. "estudos de chopin" : Os estudos de Chopin estão divididos em três opus. Falamos deles neste post.
  3. andamento de um concerto : Um andamento de um concerto (ou mais genéricamente de qualquer tipo de composição musical) não é mais do que uma parte da obra, se quisermos um capitulo para fazermos uma anologia literária. Um andamento tem uma unidade, uma caracteristica própria que o diferencia dos restantes. No concerto na sua forma normal existem 3 andamentos seguindo normalmente um padrão de andamento rápido - andamento lento - andamento rápido. Apesar destas caracteristicas diferenciadoras tal como num romance cada andamento contribui pela sua unicidade para um todo.
  4. concerto violino max bruch : É um dos concertos de violino que eu prefiro. Trata-se de uma obra ultra-romântica sendo praticamente a única obra interpretada com frequência deste compositor (com a possível excepção do Kol Nidrei e de uma ou outra obra para violoncelo). Falamos deste concerto aqui.
  5. haydn todas as suas operas : Não é certamente o tipo de obra pela qual Haydn é mais conhecido. O pai da Sinfonia (com 104 sinfonias compostas) e o pai dos quartetos de cordas (com mais de 60 obras publicadas) não teve muita ocasião para ensaiar este estilo. Ainda assim compôs algumas de que falamos neste post.
  6. ivo pogorelic beethoven sonata tempestade : Ivo Pogorelic é um dos pianistas mais interessantes actualmente em actividade. Nasceu em Belgrado a 20 de Outubro de 1958. Além da sua excelência enquanto músico Ivo Pogorelic destaca-se pela sua actividade humanitária e de apoio a jovens músicos. Tanto assim é que fica aqui desde já prometido um post só sobre este pianista. Sim vou procurar encontrar uma interpretação da sonata tempestade.
  7. josef krips schubert : Violinista e Maestro austríaco de origem judaica. Nasceu em Viena a 8 de Abril de 1902 tendo sido forçado a saír da Austria quando da invasão pela Alemanha de Hitler. Quando voltou uma vez terminada a guerra foi o maestro da Filarmónica de Viena. Não faço ideia da razão pela qual o nosso visitante o associou a Schubert. Faleceu em Geneve (Suiça) a 13 de Outubro de 1974.
  8. padre josé mauricio musica sacto : O Padre José Mauricio foi um dos mais destacados compositores Brasileiros. Falamos dele neste post.
  9. safonoff : Vasily Safonoff foi um compositor, maestro e pedagogo russo. Nasceu em Itshory no caucaso a 6 de Fevereiro de 1852. Nunca foi muito conhecido enquanto compositor devendo a sua reputação à sua actividade enquanto professor e maestro. Foi director do Conservatório de Moscovo e do Conservatório de Nova Iorque e professor de alguns dos mais notáveis pianistas Russos do fim do século XIX, principios do século XX (por exemplo Scriabin e Lhevinne). No que diz respeito à sua actividade enquanto maestro dirigiu praticamente todas as grandes orquestras do seu tempo tendo se notabilizado por conduzir sem batuta. Além disso digno de registo é também o facto de ter sido o segundo maestro a dirigir a Patética de Tchaikovsky.
  10. ópera fidélio: Esta é a única opera composta por Beethoven, composta em 1804 e que conta a história de Leonore que disfarçada de Fidélio salva o seu amor Fleurian de uma prisão onde está encarcerado por motivos políticos  . Falamos desta obra neste post.
Estatísticas
 
Tivemos esta semana 420 visitas (-3,89%) das quais 266 de Portugal (-2,21%) e 114 do Brasil (+0,88%). No terceiro lugar ficou o Reino Unido com 15 visitas. Por cidades Lisboa mantém-se uma liderança incontestável com 133 visitas (+3,1%) , em segundo passou a estar a Invicta cidade do Porto com 31 (+10,71%) e em terceiro S. Paulo com 30 visitas (+11,11%).

Destas 66 foram directas (+8,2%), 160 foram através de sites de referência (-3,0%) enquanto 194 foram de motores de pesquisa (-8,06%).

Sem comentários:

Enviar um comentário

Oportunidades na Amazon