sábado, 4 de julho de 2009

Lista das Sinfonias Preferidas - Inicio de Votação

Vamos iniciar neste fim de semana mais uma votação. Depois do concerto de Violino, do Concerto de Piano vamos agora votar a sinfonia preferida. Desta vez temos duas novidades na votação. Para começar vamos ter uma votação ao estilo Australiano ou seja vamos começar com uma lista bastante alargada que vamos reduzir primeiro para 20 Sinfonias, depois para o top 10 e finalmente para o top 5.  Dessas ultimas cinco escolheremos então a nossa preferida. Continuaremos a utilizar a ferramenta do blogger porque infelizmente ainda não encontrei melhor (todas as restantes têm limitações que não me agradam).

Esta lista foi compilada com a vossa ajuda tendo apenas acrescentado algumas sinfonias ou compositores que penso não podem estar ausentes pelo menos de um primeiro conjunto de selecção. Destes confesso que houve alguns que me deixaram em dificuldades por razões diversas. Haydn em primeiro lugar. Como escolher entre as suas mais de 100 sinfonias ? Sim não me enganei são mesmo mais de 100. O pai do género tinha de estar presente mas como escolher ?  Não tendo outro critério escolhi quatro que penso reflectem correctamente o talento do compositor. O mesmo problema tive com Mozart tendo neste caso limitado a minha escolha a apenas duas.

Não encontrarão aqui "suites" sinfónicas dado que para estas haverá uma votação futura. Por essa razão não está nesta lista por exemplo Scherezade de Rimsky-Korsakov.


Aqui fica a lista final para uma ultima aprovação. Se não houver mais adições até amanhã a primeira fase da votação começa com estas ...
  1. Attenberg: nº6
  2. Beethoven: nº3, nº5, nº6, nº7, nº9
  3. Berlioz: Sinfonia Fantástica
  4. Borodin: nº 2
  5. Bernstein: nº 2
  6. Brahms: nº1, nº2, nº3, nº4
  7. Bruckner:  nº4, nº5 nº 7 e nº9 (embora incompleta ... )
  8. Cesar Franck: nº 1
  9. Copland: nº 3
  10. Dvorak: nº 9 
  11. Domingos Bomtempo:  nº1
  12. Elgar: nº1
  13. Freitas Branco: nº 1
  14. Grieg: dó menor
  15. Haydn: nº6, nº 8, nº94 A Surpresa, nº104 Londres
  16. Heitor Villa Lobos : Nº 7 e Nº 12
  17. Huber: nº1 e nº8
  18. Lalo: Sinfonia Espanhola
  19. Mahler: nº 2, nº4, nº 5, nº 9, nº10
  20. Mendelssohn: Escocesa, Italiana
  21. Miaskovsky: nº6
  22. Mozart: Jupiter e Praga
  23. Prokofiev: nº1 e nº 4
  24. Rachmanninov: nº 1, nº3
  25. Saint-Saëns: Nº 3
  26. Scharwenka: dó menor
  27. Schubert: nº8 (D759), nº9 (D944) 
  28. Schumann: nº 3
  29. Schostakovich: nº5
  30. Sibelius: nº3, nº4, nº5 
  31. Stravinsky: Sinfonia em três movimentos
  32. Tchaikovsky: nº4, nº 6
  33. Wagner: Dó maior WWV29
  34. Zemlinsky: nº2

4 comentários:

  1. É mesmo difícil elaborar uma lista dessas !!! Mas...adorava ver aí a sinfonia nº40 de Mozart e uma das sinfonias de Bruckner (a sétima por ex), quanto a Haydn sou incapaz de sugerir uma (são tantas as que mereciam estar aí).

    Scarlatti

    ResponderEliminar
  2. Há alguns autores representados que acho um pouco estranho... como Zemlinsky. Tenho que confessar que desconheço algumas das sinfonias (como a de Zemlinsky, Wagner?) sugeria a "Antar" de Rimsky-Korsakov, alguma de Johann Christian Bach, Op. 6) e Joly Braga Santos.

    ResponderEliminar
  3. Scarlatti : A de Bruckner já estava (e não só a sétima) a de Mozart passou a estar. Haydn, pois quase que poderia haver uma votação só para Haydn.

    Luís: Bem os representantes foram sendo sugeridos por estimados leitores. Vamos adicionar as que sugere.

    ResponderEliminar
  4. Caro Fernando: estava só a propor nomes no sentido de se criar uma lista com alguma diversidade. Como já deve ter notado, não nutro grande simpatia para com os "sons românticos" (que têm eco sobretudo em Mahler). Acho pois que a lista que propõe está relativamente equilibrada estilisticamente.

    ResponderEliminar

Oportunidades na Amazon